Frente fria trará riscos de granizo e ventos até superiores a 100 km/h no RS
Frente fria no Sul do Brasil traz um cenário meteorológico perigoso para o início de dezembro.
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de tempo severo que afetará a Argentina, o Uruguai e, no Brasil, as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
A previsão indica tempestades intensas, com risco de granizo, chuvas torrenciais e ventos superiores a 100 km/h.
No domingo, uma frente fria avança pela Argentina, impulsionada por uma massa de ar frio que encontra ar quente. Esse encontro cria condições ideais para tempestades severas, com nuvens Cumulonimbus carregadas.
No Rio Grande do Sul, a situação se intensifica a partir da tarde de domingo, com maior risco durante a noite e madrugada de segunda-feira.
Santa Catarina e Paraná também devem enfrentar tempestades severas à medida que a frente avança.
Além do risco de chuvas volumosas, há possibilidade de formação de supercélulas, que podem gerar temporais isolados muito severos com vento com alto potencial de causar danos pelas rajadas localizadas acima de 100 km/h, além de granizo.
Modelos meteorológicos sugerem valores elevados de refletividade, indicando tempestades violentas que podem causar alagamentos e danos estruturais.
No Centro-Oeste e Sudeste, estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo também estarão sob risco, especialmente entre a tarde e a noite de segunda-feira.
A MetSul destaca que a combinação de uma frente fria ativa com massas de ar quente típicas de dezembro aumenta o potencial de tempo severo.
Embora o frio não seja extremo, o contraste térmico cria condições perigosas para tempestades de grande intensidade. Fique atento às atualizações e prepare-se para possíveis transtornos causados pela frente fria no Sul do Brasil.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp