Frente fria vai chegar com chuva e vento forte, alerta MetSul

Foto Arquivo: Prefeitura de Urupema

A MetSul Meteorologia alerta para uma brusca e forte virada do tempo nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul e no restante da região Sul do Brasil com o avanço de uma frente fria que precede uma massa de ar frio de maior intensidade.

A frente fria vai trazer chuva generalizada e alto risco de temporais.

A mudança do tempo já começa no final desta terça-feira com chuva e raios em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, mas o dia será de sol no território gaúcho com calor pela condição pré-frontal que induz o ingresso de ar quente horas antes da chegada da frente.

As máximas passam dos 30ºC na tarde desta terça em diversas regiões gaúchas.

Ainda segundo a MetSul, a grande mudança do tempo ocorre ao longo desta quarta-feira.

A frente fria vai avançar com grande velocidade pelo Sul do Brasil e mudará o tempo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná ao longo do dia.

Terá ar quente em sua dianteira, favorecendo a formação de nuvens carregadas.

Todas as regiões do Rio Grande do Sul têm risco de temporais na chegada da frente fria, mas a área do Estado em que o potencial para tempestades será maior é a Metade Oeste.

Já o período de maior perigo de tempo severo no território gaúcho será entre a madrugada e a manhã desta quarta.

Antecipa-se a probabilidade de granizo localizado e de alguns vendavais.

O deslocamento muito rápido da frente e o fato de preceder uma massa de ar frio de maior intensidade acentuam o risco de vento forte.

O potencial para vendavais fortes será alto, dentre outras regiões, na Metade Oeste gaúcha com rajadas perto ou acima de 100 km/h em pontos isolados.

Marinha também emite alerta

A Marinha do Brasil participa que o avanço de uma frente fria poderá provocar ventos de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a noite de 29 e a tarde de 31 de março.

A atuação dessa frente fria poderá, também, ocasionar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 74 km/h (40nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e de São Paulo, ao sul de Ilhabela, entre a tarde do dia 30 e a noite do dia 31 de março.

Por fim, o referido sistema poderá provocar ondas com até 4,0 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e de São Paulo, ao sul de Ilhabela, entre as noites de 30 e 31 de março.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/sevicometeorologicomb, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários