As equipes da Defesa Civil Estadual e da Sala de Situação do Estado estão atentas ao avanço de uma frente fria que promete trazer o retorno das chuvas ao Rio Grande do Sul.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
A previsão é que, entre os dias 15 e 17 de junho, instabilidades atinjam todas as regiões do estado.
Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na região dos Vales, em Porto Alegre e na Região Metropolitana, no Litoral Norte e na Serra, com volumes variando entre 150 mm a 200 mm ao longo do período.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Essa situação é provocada pela formação de um novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que mantém frentes frias e instabilidades atuando no sul do país.
A Sala de Situação do Estado continuará a monitorar e atualizar as condições hidrometeorológicas durante o período. Paralelamente, a Defesa Civil do RS está colaborando com as prefeituras para adotar medidas preventivas, especialmente em áreas com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que precisam de manutenção e limpeza devido a eventos meteorológicos anteriores, garantindo a adequada vazão das chuvas previstas.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
Além disso, está orientando os municípios a avaliarem áreas de risco suscetíveis a movimentos de massa, permitindo que ações preventivas sejam adotadas no momento oportuno para evitar maiores danos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]