Frente fria associada a ciclone: sistema de tempestades se forma sobre o RS - Litoralmania ®
Imagem arquivo: Ciclone na costa e seus efeitos no tempo no RS - NOAA
Variedades

Frente fria associada a ciclone: sistema de tempestades se forma sobre o RS

Um sistema de tempestades se formou sobre o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira com chuva localmente torrencial, muitos raios e temporais localizados.

Vero Internet

A instabilidade atmosférica é muito intensa sobre o estado gaúcho neste início de semana com precipitações excessivas e risco de tempo severo.

Imagens de satélite da madrugada desta segunda-feira mostravam nuvens de grande desenvolvimento vertical sobre o Rio Grande do Sul, ou seja, muito carregadas e com potencial de gerar elevados acumulados de chuva e tempestades localizadas de vento ou granizo.

Psicólogo Regis Soster

A temperatura no topo das nuvens em alguns pontos do território gaúcho em horas da madrugada desta segunda atingia valores entre -80ºC e -90ºC, ou seja, as partes mais altas das nuvens atingiam grandes alturas na atmosfera e apresentavam um potencial elevado de temporais e chuva intensa.

O que está acontecendo? Um ciclone extratropical aparece nas imagens de satélite na altura das Ilhas Malvinas.

A frente fria associada a este ciclone se estende até sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Frente fria associada a ciclone: sistema de tempestades se forma sobre o RS
Massagem

O sistema frontal não consegue romper o bloqueio de uma massa de ar quente sobre o Brasil.

Esta massa de ar é extraordinariamente quente e uma corrente de vento (jato) em baixos níveis traz ar superaquecido em altitude pelo interior do continente até o Rio Grande do Sul, garantindo a energia para a formação do sistema de tempestade.

Disco Mania

As nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul ainda trazem grande quantidade de raios com registro de fortes trovoadas em algumas localidades. Há a possibilidade de temporais localizados de granizo e, sobretudo, vento forte. São Borja, por exemplo, teve quase 8 mil raios em apenas 24 horas.

Intensa instabilidade é prevista pela MetSul Meteorologia para o Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira com chuva em todas as regiões.

Com isso, é muito alto o risco de alagamentos e inundações repentinas durante esta segunda-feira em áreas urbanas e zonas rurais com possibilidade de transbordamento de arroios e extravasamento de rios menores.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários