Frio de inverno no verão: RS tem mínima de 4°C às vésperas do Natal
A poucos dias do Natal, o Rio Grande do Sul registrou uma manhã de frio atípico para dezembro, com temperaturas muito abaixo da média para o mês.
Nesta segunda-feira, termômetros chegaram a marcar apenas 4,7°C em Pinheiro Machado, conforme dados de estações meteorológicas da MetSul Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sul do estado, as mínimas despencaram: 7°C em Bagé e 9,2°C em Herval. Na Serra, os termômetros registraram 9,2°C em São José dos Ausentes, 10,3°C em Canela e 10,7°C em Cambará do Sul.
Outros municípios também apresentaram baixas temperaturas: 11,3°C em Vacaria e 12°C em Soledade.
Na Região Metropolitana, Porto Alegre amanheceu com 12,6°C na estação do aeroclube em Belém Novo. Nova Santa Rita teve 10,9°C, Gravataí marcou 12,0°C e Viamão, 13,4°C.
Além disso, cidades como Santa Maria (13,6°C), Bagé (12,6°C) e Erechim (13,4°C) confirmaram o cenário de frio generalizado.
Segundo a MetSul, esse resfriamento intenso foi causado por uma massa de ar seco e frio de alta pressão, que se instalou no estado após a passagem de uma frente fria com chuvas no dia anterior.
Na madrugada desta terça-feira, véspera de Natal, o frio deve se repetir, com temperaturas ainda abaixo da média histórica para o período, consolidando o clima atípico no Rio Grande do Sul.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp