Fumaça das queimadas na Amazônia volta ao RS neste fim de semana
A MetSul Meteorologia alerta para o retorno da fumaça das queimadas aos três estados do Sul do Brasil neste fim de semana, após uma breve melhora na qualidade do ar com a passagem de uma frente fria.
O ar frio do Sul empurrou temporariamente a fuligem para o Centro do país, mas a situação se reverterá nos próximos dias.
Modelos de dispersão de aerossóis, como o CAMS, do Sistema Copernicus, projetam que o denso corredor de fumaça, formado pelo grande número de queimadas na Amazônia e em países vizinhos, se deslocará em direção ao Sul, atingindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Além disso, o corredor de fumaça deve se mover para o Leste ao alcançar o Rio Grande do Sul, avançando sobre o Oceano Atlântico e chegando aos estados do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, espalhado por correntes de vento.
No fim de semana, a presença de fumaça será sentida em várias regiões do país, especialmente no Norte, onde a concentração de partículas será maior, com destaque para Rondônia e o Sul do Amazonas.
A fumaça percorre uma vasta área da América do Sul, indo da Amazônia até o Rio Grande do Sul, passando por Bolívia, Paraguai e Nordeste da Argentina.
O foco principal está no Sul da Amazônia, especialmente nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia, onde o número de queimadas tem sido alarmante.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos primeiros cinco dias de setembro foram registrados 11.590 focos de calor na Amazônia brasileira, cerca de um terço da média histórica do mês.
O monitoramento também revelou números críticos no Pará, Amazonas e Mato Grosso, além de uma situação preocupante na Bolívia, que registrou 9235 focos de calor em apenas cinco dias.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp