Fumaça de queimadas deteriora qualidade do ar no RS: condições insalubres
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para a deterioração da qualidade do ar no Rio Grande do Sul, com índices variando de ruins a muito ruins neste sábado e com previsão de se manter até o início da próxima semana.
O alerta é especialmente importante para grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, que devem tomar precauções, como o uso de máscaras.
Dados de modelagem numérica e estimativas por satélite da tarde deste sábado apontam níveis de qualidade do ar (AQI) muito prejudiciais em grande parte do estado, com exceção do extremo Sul, como Chuí e Santa Vitória do Palmar.
Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade
Os índices AQI, segundo a escala da EPA (agência ambiental dos EUA), indicavam níveis preocupantes, com Santa Cruz do Sul atingindo 152, Caxias do Sul 155 e Passo Fundo 156.
A poluição é causada pela grande quantidade de fumaça proveniente de queimadas no Sul da Amazônia, Mato Grosso, Pará, Bolívia e Paraguai.
Satélites identificaram 4.585 focos de calor apenas ontem no Brasil, com a Amazônia somando 2.536 focos.
As correntes de vento trouxeram a fumaça para o Sul do país, alterando a paisagem, com céu acinzentado e sol em tons de laranja e vermelho.
A população deve adotar medidas de proteção, como o uso de lágrimas artificiais, umidificadores e evitar atividades ao ar livre.
A baixa cobertura de estações de qualidade do ar no Brasil dificulta o monitoramento, sendo necessário o uso de satélites para acompanhar a situação.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp