FURG apresenta projeto de expansão em Santo Antônio da Patrulha
Segundo Amarante, ainda neste ano a FURG estará realizando melhorias no Campus existente no município (junto a antiga escola Barão do Cahy), com a construção de uma lancheria, adequação da quadra de esportes, entre outras.
Para 2011 a Pró Reitora garantiu a continuação dos cursos presenciais de Engenharia e o início das obras de ampliação do Campus, na Rua Francisco Borges de Lima, bairro Bom Princípio.
Na área de 30 ha, doada pela Administração Municipal em 2009, serão construídos o Centro Tecnológico e o Centro de Pesquisas Agroindustriais com laboratórios e equipamentos de alta tecnologia, onde serão desenvolvidas pesquisas para atender a indústria familiar, pequenas e grandes indústrias. O objetivo é dar melhores condições de desenvolvimento para essas áreas de atuação.
Para tanto R$ 1.500 milhão já estão aprovados pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos – e posteriormente outros R$ 2 milhões devem ser investidos na ampliação destas instalações: “a FURG quando implantou o Campus em Santo Antônio projetou ações que estão de acordo com a realidade do município e da região. Por isso hoje estamos aqui com dois cursos de engenharia voltados para a agroindústria e a agroquímica e estamos estudando a vinda de novos cursos”
Segundo Cleuza, em um primeiro momento é provável que seja disponibilizado o curso de licenciatura em Química e posteriormente outros cursos devem vir.
A pró reitora também chamou a atenção para as mudanças que a Universidade provoca em uma cidade: “Santo Antônio já é uma cidade universitária, embora a FURG aqui seja muito recente, a história da Universidade é muito conhecida, tem mais de 40 anos, e isso faz com que pessoas de outros estados venham para cá. Então é um movimento e é importante que a comunidade perceba esta mudança e atenda uma demanda que passa a surgir, especialmente na área da hotelaria.”
A FURG já trouxe para Santo Antônio, 16 professores, quatro técnicos que atuam em laboratório ou serviços administrativos.
Outro ponto destacado pelo professor Marcos foi a importância da parceria entre Estado, União e Município para a execução do projeto. A Universidade em Santo Antônio é resultado de investimentos da Consulta Popular,
O prefeito Daiçon Maciel da Silva destacou a necessidade de envolvimento das escolas de ensino médio, ou seja, as escolas estaduais: “a maior parte do público alvo da universidade está nas escolas estaduais, então precisamos trabalhar unidos para divulgar que aqui temos o ensino superior”.
Também participaram do encontro, o vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, secretários municipais, presidentes de partidos políticos, os vereadores Alzemiro Costa e Tadeu Neves, diretoras de escolas e Beatriz Marques, representando a ACISAP.