Gabarito do ENEM está na página do Inep na internet
O gabarito oficial da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada ontem (27) em todo o país, está no site www.inep.gov.br, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde as 19 horas de ontem, a TVE Brasil, do Rio de Janeiro, a TV Escola, do Ministério da Educação, e a NBR, emissora a cabo do poder Executivo, transmitiram a correção da prova.
O Instituto divulgou nota informando que nenhum incidente foi registrado na aplicação das provas. Cerca de 3,7 milhões de estudantes de 800 cidades brasileiras estavam inscritos.
O Enem foi criado pelo Ministério da Educação há oito anos para avaliar o desempenho dos alunos que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio. São 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.
Para Ludmila Dias, que conclui o ensino médio este ano e fez o exame em Brasília, “a prova avaliou todos os conhecimentos desde o começo até o final do ensino médio”. E ela considerou difícil boa parte das questões: “Tenho mais dificuldades em matemática, química e física”. Já para Lucas Braga, “a prova foi bem mesclada, teve algumas questões fáceis e outras muito difíceis, mas no geral foi fácil”.
Na redação o tema foi a importância da leitura. Outra estudante, Lucimara Soares, afirmou que tem o costume de ler e por isso achou a prova fácil. “A prova gira em torno de interpretação, embora cobre conhecimentos específicos. Então, para quem tem o hábito de leitura constante e de variados gêneros, fica mais tranqüilo”, disse.
A prova no Enem não é obrigatória. Os objetivos dos inscritos variam de acordo com o ensino, se público ou privado. Lucimara Soares, que concluiu o ensino médio em escola pública no passado, disse que fez o exame para concorrer a uma vaga em universidade particular, já que esse é um dos pré-requisitos para disputar a uma vaga do Programa Universidade para Todos (ProUni). “Dependendo da classificação, posso garantir uma bolsa de estudos em uma universidade particular”, explicou.
Lucas Braga, que só concluirá o ensino médio no próximo ano, contou que participou do Enem para somar ponto na hora do vestibular: “Acho que essa é uma boa fase para saber se você está indo bem, se o ensino médio está preparando mesmo o aluno. No final, vou fazer vestibular na Fuvest e ele pode contribuir com alguns pontos”.
O número de inscritos em 2006 representa aumento de 24% em relação ao Enem do ano passado. A prova também foi aplicada em 151 presídios, para 2.607 detentos inscritos.