Garoto é encontrado nos EUA depois de quatro anos de seqüestro
Shawn Hornbeck, de 15 anos, ficou mais de quatro anos seqüestrado a apenas 80 quilômetros de sua casa. O garoto foi encontrado na sexta-feira, no apartamento de Michael Devlin, na cidade de Kirkwood, nos arredores de Saint Louis, no Estado norte-americano do Missouri. Ele estava junto com outro garoto, Ben Ownby, de 13 anos, que tinha sido seqüestrado na segunda-feira.
– Este é provavelmente o melhor dia das nossas vidas. É difícil inclusive achar as palavras para expressar o que sentimos – disse Graig Akers, o padrasto de Hornbeck, em entrevista coletiva.
– Ainda penso que é um sonho, só que desta vez um sonho bom, não o pesadelo que vivi durante quatro anos e meio – disse a mãe do jovem.
A polícia chegou ao apartamento de Devlin na sexta-feira em busca de Ownby, que tinha desaparecido na segunda-feira em Beaufort, Missouri, depois de descer do ônibus escolar que o levava até sua casa. Mitchell Hults, um colega de classe que estava no mesmo ônibus, disse às autoridades ter visto uma caminhonete branca se afastando rapidamente do local.
– Só tínhamos a descrição do veículo – disse Gary Toelke, xerife do Condado de Franklin.
A polícia divulgou a descrição da caminhonete nos meios de comunicação locais, e recebeu uma ligação de uma pessoa que tinha visto o veículo. Finalmente, agentes de Kirkwood encontraram a caminhonete por acaso. Depois, a polícia do condado de Franklin descobriu que o dono era Devlin, de 41 anos. Depois de prendê-lo, foram a seu apartamento, onde encontraram os dois jovens, que pareciam bem alimentados e saudáveis.
Devlin foi acusado de seqüestro em primeiro grau, e poderia enfrentar outras acusações, segundo disse Robert Parks, promotor do condado de Franklin. Um juiz fixou a fiança para liberdade condicional em US$ 1 milhão. Aparentemente Devlin não tem antecedentes criminais por abuso de menores. Ele era o gerente de uma pizzaria, e também trabalhava meio período em uma casa funerária.
Hornbeck não foi à escola nos quatro anos que esteve seqüestrado, mas as autoridades não explicaram como Devlin pôde mantê-lo em cativeiro sem que ninguém percebesse nada.