Gigante com pés de barro – Jayme José de Oliveira
O gigante dos pés de barro (Nabucodonosor, Babilônia), tem um simbolismo que perdura através do tempo.
Não basta que o corpo humano, a maravilha do Universo conhecido seja metaforicamente constituído por metais preciosos (ouro, prata), resistentes (ferro, bronze), se está assentado sobre uma base frágil, (o barro do qual fomos formados segundo o Gênesis).
Lembremos que toda a Ciência Médica para nos manter saudáveis depende, em última instância, do laborioso trabalho dos Podólogos, se não dermos a devida atenção aos nossos pés, todo o maravilhoso arcabouço ruirá.
A Podologia vai muito além da estética e do embelezamento. É uma área auxiliar da Medicina dedicada ao estudo, tratamento e prevenção de podopatias (doenças dos pés). O Podólogo estuda profundamente a anatomia, a fisiologia e a biomecânica do pé e do tornozelo, assim como as enfermidades que os atingem. Suas atividades têm o objetivo de prevenir e tratar lesões nos pés e aconselhar pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, o tipo de calçado a ser usado, como cortar as unhas ou quais cremes e medicamentos são mais adequados.
Não é necessário diploma de curso superior para se tornar Podólogo, porém é necessária uma formação básica, um curso técnico em Podologia. O profissional pode e deve buscar por especializações e formação para se desenvolver e se destacar no mercado e para tanto tem a seu alcance.
Consulte um Podólogo sempre que sentir desconforto ou dor nos pés, dedos ou unhas; quando estiver com unhas encravadas; quando seus pés estiverem rachados, com fissuras ou descamando; se for diabético ou portador de alguma doença que afete os pés; em caso de aparecimento de micoses; quando houver bolhas, verrugas ou calosidades nos pés.
O Podólogo não substitui um tratamento avançado da área médica, mas é um auxiliar muito importante na identificação dos sintomas de patologias sérias dos pés nas áreas de Ortopedia, Dermatologia, Angiologia, Endocrinologia e outras.
Nossos pés são a base de sustentação do nosso corpo, responsáveis para que possamos ficar em pé e pela nossa locomoção. Por estes motivos, os pés estão sujeitos a muita tensão e desgaste o que podem resultar em calosidades, rachaduras, fungos nas unhas, descamação da pele, lesões entre outros males. Na Podologia o objetivo do cuidado não é apenas estético, como muitos podem pensar, mas sim uma ciência dedicada para diagnosticar, prevenir, estudar, investigar, orientar e tratar as patologias dos pés. Importante assinalar que os tratamentos nesta especialidade são contínuos e não devem ser procurados apenas quando ocorrem transtornos que nos afetam o conforto, o cuidado permanente EVITA QUE A NOSSA SAÚDE GERAL SEJA COMPROMETIDA DE MANEIRA PERMANENTE. Muitas patologias, o DIABETES em primeiro plano, tem uma associação profundamente associada aos pés e um descuido costuma ter como consequência as tão temidas e perigosas amputações.
O Podólogo, profissional da saúde que estudou a podologia, possui conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, posturologia, microbiologia, farmacologia, imunologia e estuda a biomecânica dos tornozelos e dos pés. Com isso, é responsável por cuidar de diversas patologias escolhendo o tipo de calçado a ser usado, a forma ideal de cortar as unhas, cremes específicos, uso de órteses e palmilhas adequadas para cada tipo de pé, evitando feridas, calos, calosidades, verrugas, unhas encravadas, unhas infeccionadas, fissuras, micoses, úlceras dos pés, pé diabético, pé geriátrico, ressecamento da pele, suor excessivo. Corte técnico das unhas e assepsia dos pés são providências que devem ter um cuidado esmerado.
Ao longo da sua carreira, a especialização pode ocorrer em diversas áreas, como: Podopediatria (cuidado com os pés de crianças), Podogeriatria (cuidado com os pés de idosos), Pé de Risco ou pé Diabético, Podologia Desportiva, Podologia Laboral.
Por isso cuide dos seus pés como eles merecem, procure o especialista no assunto: um Podólogo!
Podoprofilaxia ou Podologia Preventiva evita o surgimento de problemas e afecções nos pés. Previne, auxilia e mantém a saúde, o bem estar e o conforto para seus pés.
Considerada uma atividade auxiliar à Medicina, a Podologia tem como função promover a saúde dos pés, prevenindo e tratando problemas específicos. Há, também, o ganho em estética, autoestima e qualidade de vida.
Um Podólogo ou uma Podóloga é um tipo de profissional que precisa ter um olhar que vai além dos pés das pessoas. Muitas vezes, os pés dão sinal de um problema de saúde muito mais complexo.
Jayme José de Oliveira
cdjaymejo@gmail.com
Cirurgião-dentista aposentado