GM suspende produção em Gravataí por três meses e impacta 7 mil trabalhadores
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GM suspende produção em Gravataí por três meses e impacta 7 mil trabalhadores

A General Motors (GM) enfrenta uma nova fase de redução na produção em sua fábrica de Gravataí, Rio Grande do Sul, com impactos significativos na cadeia automotiva e no mercado de trabalho.

Além da paralisação de 30 dias no início de 2025, a montadora estenderá o período de produção reduzida entre abril e junho, afetando diretamente milhares de trabalhadores.

A suspensão das atividades ocorre em duas etapas: a primeira, já em fevereiro, com férias coletivas e licença remunerada, e a segunda, em abril, com novos afastamentos.

No total, cerca de 7 mil trabalhadores serão impactados, sendo 5 mil na primeira fase e até 2 mil na segunda, por meio do programa de lay-off.

Durante esse período, parte dos salários será paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), enquanto a GM complementa o restante.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, liderado por Valcir Ascari, busca garantir que os trabalhadores mantenham benefícios essenciais, como FGTS, vale-alimentação e férias.

O impacto na produção será expressivo: a montadora deixará de fabricar 15 mil veículos no período, representando quase 10% da produção anual.

Em 2024, saíram da línea de montagem de Gravataí 168 mil unidades, muito abaixo do pico de 210 mil carros anuais que a fábrica já atingiu.

A planta da GM em Gravataí é responsável pela produção do Onix, que perdeu espaço no mercado nacional nos últimos anos.

Segundo dados da Fenabrave, em 2024 foram emplacadas 97,5 mil unidades do modelo, uma queda em relação aos 102 mil vendidos em 2023. Para efeito de comparação, em 2019, antes da pandemia, o Onix alcançou 241,2 mil emplacamentos no Brasil.

Apesar da retração na produção, a GM continua investindo em Gravataí.

Com um aporte de R$ 1,2 bilhão, a montadora planeja modernizar o Onix e lançar um novo SUV.

No entanto, contrariando a tendência global da indústria automobilística, esse novo modelo será movido a combustão, enquanto concorrentes apostam cada vez mais em veículos elétricos e híbridos.

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