Google abandona acordo de publicidade com Yahoo
O Google resolveu abandonar os planos de uma sociedade publicitária com o Yahoo. perante a eventualidade de uma objeção antitruste por parte do governo americano. A decisão, anunciada nesta quarta em um comunicado, representa um novo golpe para o Yahoo, que havia contado com essa aliança para aumentar seu rendimento anual e acalmar os acionistas ainda furiosos pela decisão da gerência de recusar uma oferta de compra de 47,5 milhões feita pela Microsoft Corp. há quase seis meses.
O comunicado informou que o Google se arriscaria, caso avançasse no acordo a prejudicar os sócios da empresa. O acordo, anunciado em junho, permitiu que Google vendesse parte da publicidade junto aos resultados de busca na página do Yahoo. A medida levantou críticas de que o Google pudesse estar monopolizando o setor de publicidade na web.
Renunciar à oportunidade de vender anúncios no Yahoo não deve ser um contratempo maior para o Google, que tem a maior e mais próspera rede de anúncios na internet. Mas a medida marca uma humilhação rara para o Google, que vinha insistindo há quatro meses que a internet seria um lugar melhor para os negócios se fosse autorizada a associação com o Yahoo.
— É claro que estamos decepcionados porque o acordo não teve resultado — disse David Drummond, diretor de assuntos legais do Google, no blog da companhia.
— Mas não vamos deixar que o prospecto de uma batalha legal prolongada nos distraia de nosso tarefa principal.