Google permite que funcionários leiloem opções de compra de ações
O Google vai permitir que alguns funcionários leiloem suas ações para investidores institucionais, possibilitando que os empregados tenham lucro maior com seus papéis da companhia, disse a empresa nesta quarta-feira (13/12).
Pelo programa de ações da companhia, os funcionários poderão vender as ações emitidas depois que a empresa se tornou pública. Atualmente, os empregados têm duas opções: ou comprar as ações de imediato ou aguardar para exercer o direito de compra mais tarde.
A possibilidade de transferir as ações de mão permitirá aos funcionários levantar dinheiro com o que a empresa chama de “valor temporal” dos papéis – ou seja, a possibilidade de aumento de valor das ações da empresa no tempo.
“Instituições financeiras podem estar dispostas a pagar mais do que o valor atual dos papéis por causa da possibilidade de valorização”, disse o Google em um documento explicativo.
O programa vai beneficiar funcionários do Google que receberam opções de compra de ações com valor abaixo do atual valor de mercado, esclareceu o Google.
Cerca de 6,6 milhões de opções de compra foram oferecidas desde que o Google veio a público. Executivos que participam da gestão da empresa não podem participar do programa, esclareceu a empresa.