Google tem 24h para retirar comunidades criminosas do Orkut

Em reunião realizada nesta terça-feira, 23/05, em Brasília, deputados federais e a Polícia Federal estabeleceram um prazo de 24 horas (contadas a partir desta terça) para que o Google tire…

Em reunião realizada nesta terça-feira, 23/05, em Brasília, deputados federais e a Polícia Federal estabeleceram um prazo de 24 horas (contadas a partir desta terça) para que o Google tire do ar comunidades do Orkut consideradas pelas autoridades como criminosas.

Na reunião, convocada pelo deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, estiveram presentes representantes do Google Inc., parlamentares e a Polícia Federal. Algumas das comunidades que deverão ser retiradas do ar ameaçam matar o Presidente da República e explodir o Congresso Nacional, comercializam armas e fazem apologia a facções criminosas, como Comando Vermelho e ao PCC. O Google Brasil preferiu não comentar a determinação das autoridades.

Parlamentares e PF querem equipe do Google no Brasil exclusiva para receber denúncias

Durante o encontro, a delegação do Google Inc., liderada pela conselheira jurídica norte-americana, Nicole Wong, propôs por escrito a criação de uma conta de e-mail que serviria como canal de comunicação entre as autoridades brasileiras e a empresa para notificação de páginas criminosas no site de relacionamentos. No entanto, os parlamentares da comissão e a polícia acharam a iniciativa insuficiente.

Em contrapartida à proposta, a Comissão da Câmara solicitou ao Google Inc. a criação de uma equipe brasileira, localizada no País, para receber notificações de crimes no Orkut, tirar comunidades do ar, preservar provas e fornecer informações sobre os criminosos às autoridades brasileiras. O Google Inc. vai avaliar a proposta e deverá dar uma resposta na próxima reunião com a Comissão, que deverá acontecer em 15 dias.

Em comunicado, o Google diz que vai obedecer

“O Orkut não é conivente com nenhuma das comunidades que advogam a violência e são uma ameaça aos Direitos Humanos – estas atitudes violam os nossos termos de serviço. Assim que recebermos a identificação das comunidades por parte do escritório do Dep.Greenhalgh, a informação será revista e retirada caso ameace ou traga dano imediato aos indivíduos ou viole nossos termos de conduta”, confirma Nicole Wong, responsável pelo Dpto Jurídico do Google, Inc.O Orkut não é conivente com nenhuma das comunidades que advogam a violência e são uma ameaça aos Direitos Humanos – estas atitudes violam os nossos termos de serviço. Assim que recebermos a identificação das comunidades por parte do escritório do Dep.Greenhalgh, a informação será revista e retirada caso ameace ou traga dano imediato aos indivíduos ou viole nossos termos de conduta”, confirma Nicole Wong, responsável pelo Dpto Jurídico do Google, Inc.”.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas