Gosta de calor? Ele vem com tudo
O começo de semana teve até frio no Rio Grande do Sul com apenas 13ºC em São José dos Ausentes e desde então a temperatura tem se mantido agradável e abaixo da média no Leste gaúcho (Litoral), mas o cenário muda a partir desta quinta-feira (10) com a chegada de ar muito quente que traz forte calor na Argentina.
A temperatura às 15h desta quarta-feira (9) na Argentina chegava a 40,1ºC na província de Salta, 38,8ºC em Santiago del Estero, 37,8ºC em Catamarca, 37ºC em Córdoba e em La Rioja, 36,4ºC em Formosa, e 35,2ºC em Santa Fé. No mesmo horário, a temperatura em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, chegava a 34,3ºC.
A máxima nesta quinta em Porto Alegre deve chegar a 31ºC ou 32ºC, mas na sexta os termômetros podem indicar até 36ºC ou 37ºC na Capital com marcas superiores na região metropolitana.
No fim de semana, o calor prossegue e com abafamento, esperando-se máximas de 32ºC a 34ºC. As madrugadas de sábado e do domingo deverão ser muito quente na Capital com mínimas que não devem baixar de 22ºC ou 23ºC na maioria dos bairros.
As máximas devem ser elevadas em diversas regiões do Estado. Em Caxias do Sul, Serra Gaúcha, pode fazer 32ºC na sexta e no domingo. Em Passo Fundo e região, 32ºC a 33ºC na sexta.
Em Uruguaiana, no Oeste, 39ºC a 40ºC na sexta-feira. Em Santa Maria, região central do Estado, 37ºC na sexta. No Sul gaúcho, na sexta-feira, máximas de até 36ºC em Pelotas e 36ºC a 37ºC em Bagé.
No litoral, o final de semana deverá também ser muito quente.
As máximas devem chegar aos 32°C na sexta, 35ºC no sábado e 33°C no domingo.
Durante o fim de semana pancadas de chuva vão ocorrer associadas ao forte calor e o ar úmido em diversas regiões.
Com o forte calor, é alto o risco de temporais que em pontos isolados podem ser fortes com queda de granizo e vendavais localizados.
As informações são de MetSul.