Governador anuncia projeto para melhorar fluxo no entroncamento com a ERS-030
Com a duplicação dos 21,5 quilômetros da ERS-118 quase concluída, o governo do Estado já olha para outras melhorias que podem ser feitas no trecho.
Após sobrevoar a rodovia na tarde desta sexta-feira (23/10), o governador Eduardo Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, determinaram como prioridade a melhoria do entroncamento da 118 com a ERS-030, em Gravataí.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]
O projeto de duplicação em andamento, previsto para ser finalizado até o fim do ano, não contempla essa intersecção, no km 22, que dá acesso ao distrito industrial de Gravataí (avenidas Centenário e Plínio Kroeff) e localizada a apenas 500 metros da freeway (BR-290).
Com a duplicação concluída em trechos da estrada, o trânsito está fluindo bem e de forma ainda mais intensa exatamente devido às melhores condições da via. Parte do aumento no movimento é resultado da instalação de empresas na região, como do setor de logística.
O grande fluxo de veículos acaba afunilando neste entroncamento, não duplicado, gerando congestionamento, que se acentuam nos horários de pico.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]
“Além de um sobrevoo sobre as obras de duplicação da 118, que estão na etapa final e faremos a entrega ainda neste ano, sobrevoamos o entroncamento com a ERS-030, onde existe um conflito de trânsito a ser resolvido. Demandamos ao Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens) dois projetos: um emergencial, que resolva de forma rápida e temporária o problema, e outro de uma construção de uma elevada e de uma trincheira, que deverá resolver definitivamente”, afirmou o governador.

A elaboração dos estudos e projetos de viabilidade devem ser incluídos ainda no orçamento de 2021. Conforme a análise preliminar do Daer, a trincheira, que seria usada pelos motoristas que queiram ingressar na área urbana de Gravataí (o tráfego da ERS-118 seguiria por cima), e um viaduto, que proporcionaria um acesso lateral à ERS-030, poderiam resolver de forma definitiva o fluxo no local.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]
“Para que a população, que já terá enormes ganhos com a entrega da duplicação da 118, não espere por essa solução no entroncamento, o Daer vai entregar em breve um estudo de viabilidade para fazer a sinalização e melhorias pontuais na travessia da avenida Centenário, da ERS-030 e para o distrito industrial de Gravataí”, afirmou o secretário Costella.
Duplicação na reta final
Iniciada há 14 anos e interrompida diversas vezes por falta de recursos, a obra de duplicação dos 21,5 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Gravataí foi retomada pela atual gestão em junho de 2019 com o compromisso de não paralisá-la até a conclusão. A previsão de entrega total foi reafirmada pelo governador para o fim deste ano.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]
Estão em fase final de conclusão o viaduto sobre o trensurb (no km 1, em Sapucaia do Sul), que deve ser inaugurado em outubro; a restauração total da pista antiga do lote 3 (Km 0 ao 5) e a conclusão do 1,5 km inicial, que serão concluídos até o fim do ano.
Segundo o secretário de Logística e Transportes, a obra está com 95% de execução concluída. Dividida em três lotes, esta última fase conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 131 milhões, dos quais já foram investidos R$ 107 milhões.
Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom