Geral

Governador homenageia salva-vidas que foram heróis no litoral gaúcho

O governador do Estado Tarso Genro homenageou, na tarde desta sexta-feira (7), os seis salva-vidas da Operação Golfinho responsáveis pelo salvamento de três turistas na praia de Tramandaí, ocorrido na última terça-feira (04). Os heróis foram condecorados com a Estrela de Reconhecimento no Grau Bronze, durante cerimônia no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Participaram da homenagem o vice-governador Beto Grill, o secretário de Segurança Airton Michels, o comandante da Brigada Militar, cel. Sérgio Roberto Abreu, a secretária do Turismo, Abgail Pereira., e o Chefe da Casa Militar, Cel. Fonseca.

De acordo com o chefe do Executivo, o Governo fez questão de realizar este ato para exibir à sociedade gaúcha não só o caráter dos militares como indivíduos, mas também do significado da nossa Brigada Militar. “Vocês significam tudo que a tradição da nossa BM construiu ao longo da sua história. Sem equipamento adequado, arriscando a própria vida, vocês salvaram pessoas, o que é uma missão que está na base da nossa Brigada, a questão da segurança, da proteção dos indivíduos, a capacidade que demonstraram orgulha todo nosso Governo e todo o Estado do RS”, destacou Tarso Gerno.

O governador orientou o comandante da Brigada Militar para que fosse aberto um procedimento formal, dentro das normas que regem o funcionamento e as promoções da instituição, para que os soldados sejam promovidos por ato de bravura. Tarso Genro estendeu ao soldado Patrick Amaral Nunes, do 15° BPM, ferido com cinco tiros em serviço, a inclusão na avaliação para promoção por ato de bravura.

Foram condecorados com a medalha o 1° sargento Leandro Godoy dos Santos, o 1° sargento Adriano dos Santos Vargas, o 2° sargento Cassius Elias Arejano Pire, o 3° sargento João Carlos de Souza. Além do soldado Sérgio Luiz Silveira Muller e o soldado Marcelo Freitas Leite.

Para o 2° sargento Cassius Elias Arejano Pires o reconhecimento do Governo do Estado e da população o torna orgulhoso de participar da equipe. “É o ápice da minha carreira. Ser prestigiado pelo comando, pelo Governo, ter participado deste ato no qual estamos sendo homenageados é uma grande satisfação”, afirmou Elias Arejano.

Relembre o caso
Depois de encerrarem a jornada de trabalho, seis salva-vidas foram nadar no mar como treinamento, quando viram três adolescentes se afogando. Dois deles retornaram e foram em direção aos jovens. Os outros quatro foram até a areia buscar bóias e cordas, mas viram que não daria tempo e entraram no mar também. Depois de muito esforço, os três adolescentes foram resgatados.

Comentários

Comentários