Governadora Yeda Crusius assina o Decreto SURF LEGAL
A governadora do estado do Rio Grande do Sul Yeda Crusius assinou no ultimo sábado, 15 de dezembro, em Capão da Canoa, o decreto que institui o PROGRAMA SURF LEGAL.
O decreto, que tem como principal finalidade; propiciar a prática do surf e viabilizar sua segurança; vai instituir um grupo executivo, responsável pela implantação do programa. “Estamos criando um grupo de trabalho, para evitar acidentes fatais causados pelas redes sem sinalização, já que é preciso criar áreas específicas para surfar e pescar”, explicou Yeda.
O grupo será composto por um representante dos seguintes Órgãos e Entidades:
I -um representante da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer, que o presidirá;
II – um representante do Gabinete da Governadora;
III – um representante da Secretaria da Saúde;
IV – um representante da Brigada Militar;
V – um representante da Frente Parlamentar pela Harmonização de Esportes Náuticos e Pescadores, da Assembléia Legislativa;
VI – um representante do Ministério Público Estadual;
VII – um representante da Federação Gaúcha de Surf – FGS.
O Ministério Público Estadual deve se reunir nesta semana com alguns órgãos, para definir um cronograma de ação, e iniciar os trabalhos do grupo executivo.
O estado do Rio Grande do Sul sofre há mais de 22 anos com o problema envolvendo as áreas de surf e pesca no litoral gaúcho, e já contabilizou 45 mortes de surfistas neste período. A ultima grande iniciativa partiu do Deputado Estadual e Surfista, Sandro Boca, que em conjunto com o diretor da Federação Gaúcha de Surf (FGS) Virgílio Matos, vêm pressionando os órgãos públicos para a solução definitiva do problema.