Governo do estado garante funcionamento de hospital da Ulbra em Tramandaí
O governo do Estado garantiu, nesta quarta-feira (3), o funcionamento do Hospital Ulbra Tramandaí durante o período de verão, a principal preocupação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em razão de sua importância no atendimento à região nos próximos meses e das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição.
Segundo a secretária-adjunta da Saúde, Arita Bergmann, serão destinados R$ 200 mil, por meio da Operação Verão Legal RS, a serem distribuídos também aos hospitais de Torres e Capão da Canoa. A secretária-adjunta também informou que já foi acordado com a prefeitura de Tramandaí a possibilidade de gestão compartilhada entre Estado e município caso o hospital não tenha condições de manter o atendimento. A prefeitura também assegurou um repasse de R$ 150 mil à instituição.
O presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, foi recebido nesta tarde pela governadora Yeda Crusius, juntamente com a secretária-adjunta da Saúde e com o líder do governo na Assembléia, deputado Pedro Wesphalen, e se disse satisfeito com a garantia de apoio oferecida pelo governo. “Passamos a ver essa questão, que era bastante grave, com mais tranqüilidade”, afirmou. “Entendemos que o poder público não pode aceitar simplesmente o fechamento de um equipamento indispensável à população”, complementou, elogiando ainda a atuação do líder do governo na articulação das ações de auxílio.
Para o deputado Pedro Westphalen, o Executivo gaúcho está enfrentando a questão da mesma maneira como encara os demais problemas do Estado. “O governo está dando os encaminhamentos necessários para que não haja solução de continuidade no atendimento. A secretaria da Saúde conta equipes técnicas preparadas e determinadas para solucionar a questão”, afirmou.