Governo do RS inicia reativação do Data Center da Procergs após alagamentos
O governo do Estado deu início, neste sábado (25/5), ao processo de reativação do data center da Procergs, desligado preventivamente em 6 de maio devido aos alagamentos que atingiram a sede da companhia, situada na região central de Porto Alegre.
A expectativa é que, ao final do trabalho de religamento, que se estenderá pelo domingo, os sistemas do Estado que ainda estavam fora do ar voltem a funcionar plenamente na segunda-feira (27/5).
A operação, coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), envolveu a montagem de grandes estruturas elétricas alternativas.
Foram utilizados três geradores de grande porte (2200 Kw), nove toneladas de cabos e um novo sistema de no-break com 13 toneladas de equipamentos, todos instalados em um ambiente elevado a seis metros do solo para evitar futuros danos por enchentes.
Processo de Religamento
O processo de religamento é extenso e complexo, composto por várias etapas. Inicialmente, foi ativada a alimentação elétrica do prédio, seguida pelo restabelecimento de todos os sistemas sem impacto nos bancos de dados.
O processo foi dividido em três grandes grupos: religação da infraestrutura elétrica e térmica, religação da infraestrutura eletrônica (composta por mais de 4 mil itens) e, finalmente, a reativação dos sistemas e serviços em si.
Quase 50 profissionais, incluindo engenheiros e técnicos eletricistas, trabalharam durante toda a madrugada para restabelecer a energia elétrica.
A segunda etapa, que está em andamento, envolve a religação dos equipamentos de tecnologia da informação e comunicação do data center.
Com a infraestrutura pronta, mais de 600 profissionais, divididos em seis equipes, iniciarão a reativação de todos os sistemas e serviços que ainda não foram restaurados.
Manutenção dos Serviços Essenciais
Durante o período de desligamento, grande parte dos serviços essenciais permaneceu ativa em infraestruturas paralelas, como o ambiente de disaster recovery da Procergs (segundo data center) ou no ambiente de nuvem (cloud).
A Procergs gerencia mais de 900 sistemas, que desempenham funções diversas em diferentes áreas da administração pública, garantindo a continuidade dos serviços críticos mesmo durante a crise.
Sistemas que estão fora do ar:
- Alguns sistemas e serviços da Receita Estadual. A autorização de documentos fiscais eletrônicos segue operando na nuvem
- Sistemas do Detran
- Parcelamentos, IPVA, ITCD e taxas não podem ser pagos no momento
- PROA – Sistema de Processos do Estado
Sistemas que estão no ar:
- Sistemas de segurança, registros de ocorrências, consultas integradas utilizado pelas autoridades e a delegacia online para que o cidadão faça o registro de ocorrências pela internet
- Sistema de informações penitenciária, entre outros serviços da segurança
- Diário Oficial
- Sistemas da Corsan de análises de efluentes e da qualidade da água
- Sistemas da Fazenda que processam as Notas Fiscais de 19 Estados no Brasil
- SGO – sistema de gestão do fluxo de obras
- COE – sistema de compras eletrônicas que realiza os pregões das aquisições do Estado
- Lei de Acesso à Informação
- Formulários do programa Volta por Cima para cadastro dos atingidos pelas enchentes