Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio Grande do SulVariedades

Governo Lula: desaprovação atinge 66% no RS

A popularidade de Lula está em queda livre no Rio Grande do Sul. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), a desaprovação ao governo atinge 66% no RS, um dos índices mais altos do país.

Além disso, 60% dos gaúchos sentem que o presidente não dá atenção ao Estado, mesmo após a destinação de bilhões de reais para reconstrução pós-tragédia climática.

A rejeição a Lula não se restringe ao Sul. O levantamento aponta que a desaprovação ultrapassa 60% também em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. Estados do Nordeste, tradicionalmente petistas, também registraram uma piora na avaliação do presidente.

Na Bahia, a desaprovação subiu para 51%, enquanto em Pernambuco chegou a 50%.

A economia aparece como um dos principais fatores para essa crise de imagem.

No Rio Grande do Sul, 56% dos entrevistados afirmam que a situação econômica piorou, enquanto apenas 12% veem melhora. A percepção negativa pode estar relacionada ao aumento dos preços dos alimentos, algo sentido por 95% dos gaúchos entrevistados.

Governo Lula

Outro dado preocupante para o governo é que 63% dos gaúchos acreditam que o país está no caminho errado.

Além disso, 88% dos entrevistados no RS querem que Lula faça um governo diferente nos próximos anos, o maior índice entre os estados pesquisados.

A pesquisa também perguntou quais são os principais problemas enfrentados pelos eleitores em cada estado.

No Rio Grande do Sul, 27% apontaram a saúde como o maior desafio, enquanto a violência lidera as preocupações em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Analistas políticos indicam que essa impressão pode estar ligada à dificuldade de o governo federal comunicar suas ações de forma eficiente.

Por fim, a rejeição ao presidente também cresceu significativamente. No RS, Lula tem 62% de rejeição, empatando com Minas Gerais.

Já em São Paulo, esse número sobe para 66%, enquanto no Paraná e Goiás chega a 68% e 67%, respectivamente.

Lula
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários