Greenpeace alerta para lixo eletrônico do Windows Vista

O grupo ambientalista Greenpeace alertou hoje para a possibilidade de que o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Vista, cause uma “inundação” de lixo eletrônico (e-lixo) nos países…

O grupo ambientalista Greenpeace alertou hoje para a possibilidade de que o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Vista, cause uma “inundação” de lixo eletrônico (e-lixo) nos países em desenvolvimento.

Segundo o Greenpeace, muitas empresas e famílias “sentirão a necessidade de atualizar seus computadores muito antes do que previam, e o mundo não estará, infelizmente, preparado para o e-lixo em massa provocado pelos upgrades”.

O comunicado divulgado em Manila prevê o acúmulo de grandes quantidades de computadores defasados em “áreas sujas de reciclagem” nas Filipinas, Tailândia e outras nações da Ásia, onde fica a maioria dos depósitos de e-lixo do mundo.

“As políticas ambientais atuais das companhias de informática não são suficientes para as crescentes montanhas de lixo eletrônico tóxico, derivadas de componentes de computadores”, denuncia a nota.

O Greenpeace acrescenta que a Microsoft deveria ter levado em conta essas conseqüências e preparado medidas para reduzir o problema da obsolescência. “A inovação não deveria se traduzir num aumento da poluição”, opina.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Segundo um estudo da SoftChoice Corporation citado pelo Greenpeace, 50% dos computadores pessoais nos países em desenvolvimento não são capazes de usar o Vista. O número aumenta para 94% no caso da versão Premium do sistema.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas