Confirmada gripe aviária de alta patogenicida em granja no RS

Gripe aviária de alta patogenicidade é confirmada em granja comercial no Rio Grande do Sul, alerta Ministério da Agricultura Gripe aviária foi confirmada em uma granja de matrizes comerciais localizada…
Confirmada gripe aviária de alta patogenicida em granja no RS

Gripe aviária de alta patogenicidade é confirmada em granja comercial no Rio Grande do Sul, alerta Ministério da Agricultura

Gripe aviária foi confirmada em uma granja de matrizes comerciais localizada em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul, conforme comunicado oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O vírus identificado é da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), marcando o primeiro registro da doença em um sistema de avicultura comercial no Brasil.

O vírus da gripe aviária, embora já circule em países da Ásia, África e Europa desde 2006, nunca havia atingido granjas comerciais brasileiras.

O caso acendeu o alerta em todo o setor agropecuário nacional, mobilizando imediatamente os protocolos de contenção e erradicação previstos no Plano Nacional de Contingência.

Apesar da gravidade da situação, o Mapa assegura que não há riscos relacionados ao consumo de carne de frango ou ovos provenientes de estabelecimentos sob inspeção.

O vírus não é transmitido por meio da ingestão desses produtos, e o risco de infecção humana permanece muito baixo, restringindo-se principalmente a pessoas que mantêm contato direto e prolongado com aves infectadas, sejam elas vivas ou mortas.

A reação rápida das autoridades incluiu a comunicação direta com entidades da cadeia produtiva, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, além dos parceiros comerciais internacionais do Brasil.

As ações de resposta envolvem desde o isolamento imediato da propriedade afetada até o controle sanitário e vigilância epidemiológica rigorosa na região.

O objetivo é evitar a disseminação do vírus, preservar a sanidade do plantel nacional e proteger a segurança alimentar da população.

Sobre a Gripe aviária

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; incoordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas