Grupo de catadores de lixo acampa no pátio de Cooperativa desativada em SAP
Um grupo de catadores de lixo transformou o pátio da Cooperativa Rizícola Patrulhense em um depósito de papelão, latinhas de alumínio, garrafas pet, entre outros materiais. O acampamento, montado em um ponto a margem do Arroio Pitangueiras, serve também de moradia para o grupo.
Cidadãos que freqüentam restaurantes e bares próximos ao local relatam que à noite o grupo costuma ingerir bebida alcoólica, promovendo arruaça e abordagens muitas vezes ofensivas. A poluição do arroio também foi relacionada como um problema da permanência do grupo no local.
Informado sobre estas circunstâncias, o vereador Flávio von Saltiél (PMDB) apresentou um requerimento na reunião legislativa solicitando providências com relação aos catadores de lixo. O vereador enfatizou que além dos transtornos apontados pela comunidade, a presença do grupo no pátio da cooperativa, margeada pela RS 030, acaba prejudicando a imagem do município perante os turistas.
“A prefeitura precisa tomar medidas urgentes para recolocação destas pessoas em um local adequado”, disse Saltiél, sugerindo ainda que seja promovido um levantamento, apontado a origem destas pessoas e se existe dependência de bebida, para que a destinação seja feita de forma correta. “É preciso entrar em contato com os familiares, ou então promover o tratamento para inclusão destas pessoas na sociedade”, argumentou.