Grupo de gastronomia estabelece plano de ação em Torres

Empresários do setor de gastronomia de Torres, avaliam e definem amanhã (10), o plano de ação proposto pelo Projeto Pólo de Turismo Litoral para a capacitação do grupo, que reúne…

Empresários do setor de gastronomia de Torres, avaliam e definem amanhã (10), o plano de ação proposto pelo Projeto Pólo de Turismo Litoral para a capacitação do grupo, que reúne 35 estabelecimentos. O projeto é impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e por 10 prefeituras da região, inclusive a de Torres. A avaliação está marcada para as 15h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Torres, na Rua Coronel Pacheco, 77.

O grupo de empresas se reuniu no ano passado como um núcleo do Programa Empreender, ação impulsionada pelo Sebrae/RS que incentiva o associativismo e a capacitação de pequenos negócios. Em Torres, o programa tem a parceria da Prefeitura Municipal e da CDL. “No dia 17 de abril, o Projeto Pólo de Turismo foi apresentado aos empresários e, na reunião desta quinta-feira, eles deverão confirmar a adesão ao cronograma de atividades previsto”, afirma o facilitador do Empreender na localidade, Valdonir Gonçalves dos Santos.

O plano de ação prevê capacitações nas áreas de gestão financeira, atendimento, utilização de energia, boas práticas e, claro, em gastronomia. Um dos cursos previstos contempla a adequação dos estabelecimentos às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além dos procedimentos que asseguram qualidade e segurança aos alimentos, as chamadas boas práticas. Na área de gastronomia, deverá ser realizada uma oficina com o objetivo de qualificar os cardápios oferecidos por restaurantes, lanchonetes e quiosques da cidade que integram o grupo. “Eles deverão definir sua participação em cursos e eventos, ações de prospecção de mercado e missões técnicas, além de desenvolver uma pesquisa para identificar o perfil do visitante de Torres e divulgar a localidade como um dos destinos turísticos mais importantes do Litoral Norte”, afirma Santos.

Os trabalhos darão continuidade à campanha “Rota dos sabores, valorize nossa gastronomia”, desenvolvida pelo grupo no decorrer de 2006. Promovida com o slogan “Coma em Torres e peça Biz”, a campanha sorteou uma moto Honda Biz entre os clientes dos estabelecimentos no ano passado. A campanha também promoveu uma pesquisa de satisfação, que apontou os pontos fortes e fracos de cada empreendimento. “Os clientes avaliaram aspectos como o atendimento, a qualidade dos produtos e a infra-estrutura dos estabelecimentos freqüentados”, avalia o facilitador. “Um comerciante, por exemplo, ficou surpreso ao descobrir que seus clientes acharam a comida salgada. Para ele, a dosagem de sal utilizada era adequada”, afirma Santos.

A moto foi entregue no final do ano passado para um morador da cidade. “Isso foi ótimo, pois serviu para demonstrar que os empreendimentos locais não trabalham exclusivamente para o visitante. Boa parte da clientela é formada por pessoas que vivem em Torres”, destaca o facilitador.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Além da Prefeitura de Torres, atuam no Pólo de Turismo as administrações de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá. O projeto investirá R$ 423 mil até o final de 2007 para o desenvolvimento do setor de turismo, principalmente nos segmentos de hospedagem, gastronomia, quiosques, artesanato e propriedades rurais.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas