Empresários do setor de gastronomia de Torres, avaliam e definem amanhã (10), o plano de ação proposto pelo Projeto Pólo de Turismo Litoral para a capacitação do grupo, que reúne 35 estabelecimentos. O projeto é impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e por 10 prefeituras da região, inclusive a de Torres. A avaliação está marcada para as 15h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Torres, na Rua Coronel Pacheco, 77.
O grupo de empresas se reuniu no ano passado como um núcleo do Programa Empreender, ação impulsionada pelo Sebrae/RS que incentiva o associativismo e a capacitação de pequenos negócios. Em Torres, o programa tem a parceria da Prefeitura Municipal e da CDL. “No dia 17 de abril, o Projeto Pólo de Turismo foi apresentado aos empresários e, na reunião desta quinta-feira, eles deverão confirmar a adesão ao cronograma de atividades previsto”, afirma o facilitador do Empreender na localidade, Valdonir Gonçalves dos Santos.
O plano de ação prevê capacitações nas áreas de gestão financeira, atendimento, utilização de energia, boas práticas e, claro, em gastronomia. Um dos cursos previstos contempla a adequação dos estabelecimentos às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além dos procedimentos que asseguram qualidade e segurança aos alimentos, as chamadas boas práticas. Na área de gastronomia, deverá ser realizada uma oficina com o objetivo de qualificar os cardápios oferecidos por restaurantes, lanchonetes e quiosques da cidade que integram o grupo. “Eles deverão definir sua participação em cursos e eventos, ações de prospecção de mercado e missões técnicas, além de desenvolver uma pesquisa para identificar o perfil do visitante de Torres e divulgar a localidade como um dos destinos turísticos mais importantes do Litoral Norte”, afirma Santos.
Os trabalhos darão continuidade à campanha “Rota dos sabores, valorize nossa gastronomia”, desenvolvida pelo grupo no decorrer de 2006. Promovida com o slogan “Coma em Torres e peça Biz”, a campanha sorteou uma moto Honda Biz entre os clientes dos estabelecimentos no ano passado. A campanha também promoveu uma pesquisa de satisfação, que apontou os pontos fortes e fracos de cada empreendimento. “Os clientes avaliaram aspectos como o atendimento, a qualidade dos produtos e a infra-estrutura dos estabelecimentos freqüentados”, avalia o facilitador. “Um comerciante, por exemplo, ficou surpreso ao descobrir que seus clientes acharam a comida salgada. Para ele, a dosagem de sal utilizada era adequada”, afirma Santos.
A moto foi entregue no final do ano passado para um morador da cidade. “Isso foi ótimo, pois serviu para demonstrar que os empreendimentos locais não trabalham exclusivamente para o visitante. Boa parte da clientela é formada por pessoas que vivem em Torres”, destaca o facilitador.
Além da Prefeitura de Torres, atuam no Pólo de Turismo as administrações de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá. O projeto investirá R$ 423 mil até o final de 2007 para o desenvolvimento do setor de turismo, principalmente nos segmentos de hospedagem, gastronomia, quiosques, artesanato e propriedades rurais.