Grupo Maçambique de Osório recebe reconhecimento estadual - Litoralmania ®
Geral

Grupo Maçambique de Osório recebe reconhecimento estadual

Grupo Maçambique de Osório recebe reconhecimento estadual
Foto: ACJ

Uma data especial que entra para a história do Grupo Maçambique de Osório. Assim foi a noite de terça-feira (3/7), quando o mesmo foi agraciado com o troféu de autoria do escultor Vinicius Vieira, na categoria “Tradição e Folclore”.

A entrega ocorreu durante solenidade do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura (CEC), no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O Grupo de Osório que valoriza a cultura foi reconhecido por desempenhar relevante papel na cultura no Rio Grande do Sul e venceu ao concorrer com grandes nomes da cultura.

Participaram do ato a Rainha Ginga Francisca Dias, a Preta e o Rei Congo João Batista Rodrigues, acompanhados de demais integrantes do grupo e de representantes do município de Osório/ Assessoria de Cultura e Juventude: Adriana Sperandir, Liége Ferreira, Rosane Hammel e Regina Navarro.

O Prefeito Eduardo Abrahão parabeniza ao Maçambiques e reforça a importância e representatividade do mesmo junto à comunidade. “Osório se orgulha muito porque o único grupo remanescente do Estado que vive em torno de congada de maçambique. (Há outros Grupos, mas são da variante Quicumbi). Registramos nosso reconhecimento a cada um dos que se dedicam para manter a história do ritual afro-brasileiro, que remonta ao tempo dos quilombos. Temos essa cultura viva e compartilhada através da festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário. São pessoas que seguem com a tradição de um legado presente na família há quase um século. O prêmio noite foi merecido e comemoramos com o grupo”, afirmou Abrahão.

A Rainha Ginga Francisca Dias, a Preta, que vem sendo reverenciada no Estado, explica que conquistar o troféu de destaque cultural no RS 2018, na temática “Tradição e Folclore”, é motivo de muita alegria. “Com dedicação e esforço cultuamos essa tradição em nosso município e no Litoral Norte Gaúcho. O troféu recebido é o reconhecimento máximo do Estado à cultura do maçambique em torno da congada. Estivemos concorrendo com grandes nomes da cultura no RS e felizmente fomos os vencedores. Comemoramos o pleno reconhecimento e seguimos com nossa história”.

Durante a noite outra osoriense recebeu troféu. Foi a atriz Sandra Dani,  na categoria Artes Cênicas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp



Quer receber as principais notícias da região em seu WhatsApp? Agora você pode. Basta clicar neste link http://chat.whatsapp.com/BDFObp2RqzH9doz305KmsC para ingressar no grupo do Litoralmania. Portal Litoralmania, em Setembro, 16 anos com você.

Comentários

Comentários