Grupo Tropeiros do Divino de Santo Antônio busca centelha da chama em Osório
Por volta do meio dia deste domingo, 06, o prefeito Eduardo Abrahão e o coordenador da 23ª Região Tradicionalista, João Carlos Luz, entregaram uma centelha da chama, para integrantes do Grupo Tropeiros do Divino da Paróquia de Santo Antônio da Patrulha, representando a Patrulha do Rio Grande.
O trajeto ocorre tendo como referência a Lagoa dos Índios, onde o grupo pernoita neste domingo e amanhã reinicia a cavalgada até ao município, onde deverá chegar por volta das 17 horas desta segunda-feira.
Luz disse que a centelha é um alento para que os tradicionalistas mantenham-se unidos preservando as tradições do Rio Grande do Sul.
O coordenador do grupo, Cláudio Soares agradeceu ao prefeito e ao coordenador pela recepção, invocou a proteção de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo aos tradicionalistas, familiares e amigos. Após a oração “Ave Maria”, os cavalarianos iniciaram o trajeto, com o grito “Viva o Rio Grande do Sul”.
Saiba mais
A Chama Crioula Internacional foi acessa no dia 12 de Agosto, na Colônia Sacramento no Uruguai e conduzida por 10 cavalarianos do Uruguai e 10 do Rio Grande do Sul até Chuí, onde representantes de 30 Regiões Tradicionalistas buscaram centelhas.
O grupo da 23ª RT, cavalgou durante 17 dias, percorrendo o trajeto de 620 km, e chegou em Osório no sábado, 29/08, onde foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Abrahão e demais tradicionalistas.
No dia 1º ocorreu a fusão entre a Chama da Pátria e a Crioula, abrindo assim a Semana da Pátria.
A Chama da Pátria permanece na Praça das Bandeiras até esta segunda-feira, 07, quando há unificação com a chama Crioula, que após às 18 horas, será levada para a sede da 23ª RT, onde permanece até dia 12, quando será entregue ao homenageado da Semana Farroupilha deste ano, durante a abertura dos Festejos Farroupilhas.