Colunistas

Há governo no Rio Grande do Sul?

Nesta manhã o MP desviando servidores da polícia ostensiva cumpre mandados na Grande Porto Alegre. Já prendeu dois servidores da própria polícia ostensiva. Ocorre que este desvio de função deixa a cidadania sem policiamento.

Em Paverama e Sertão Santana foram praticados furtos qualificados contra duas agências bancárias na madrugada com uso de explosivos. Não há, como já disse, mais policiamento neste estado.

Em Paverama há somente um servidor da polícia ostensiva por turno o que significa que durante a noite ele precisa cuidar das instalações da própria instituição. E isto não é algo excepcional, pois em Xangri-Lá aonde há mais de 15.000 residências desocupadas durante dez meses do ano há à noite apenas três policiais em serviço, um cuidando do rádio e das instalações e outros dois que num veículo saem para atender fatos quase sempre consumados.

Se o MP pretende ser uma segunda policia judiciária que crie seu próprio quadro de agentes. Mas aí a festa acaba, pois a Assembléia jamais irá permitir que haja duas instituições fazendo a mesma coisa.

E isto tudo ocorre por que não temos governo. Há uma secretaria de segurança que tem como titular (?) um general de pijama e como substituto um membro da polícia ostensiva e ao que tudo indica esse é quem manda por lá.

Essa falta de respeito por parte da polícia ostensiva é que levou o litoral a ter um expressivo número de empresas de vigilância eletrônica. Os veranistas ou contratam essas empresas ou tem seu patrimônio violado.

Quase sempre que são perpetrados furtos contra bancos em pequenas cidades pela óbvia falta de policiamento, logo após os fatos a polícia ostensiva mobiliza-se com cães amestrados, moto-planadores e aeronaves de asa rotativa, montando acampamentos no entorno dessas cidades e faz um barulho enorme. Quem sabe qual é a destinação da mesma percebe que fazem isto apenas para faturar espaço gratuito na mídia, pois consumados fatos estes passam à policia civil judiciária a quem incumbe investigar e esclarecer os mesmos.

E você pagador de tributos é iludido por essa polícia com a conivência de focas e editores de polícia dos grandes veículos que dão enorme cobertura e esta pirotecnia.

Isto só vai começar a mudar quando a cidadania passar a responsabilizar o estado pelo seu patrimônio através de processos indenizatórios, pois é o estado o responsável pela prestação de segurança, não como o um favor e sim como obrigação constitucional.

O MP carece de um forte puxão de orelhas, pois recebe denúncias sérias e tira o corpo fora. Tenho documentos que comprovam tal.

Comentários

Comentários