Helicóptero Koala: indígena grávida é resgatada em local de difícil acesso no Litoral Norte Gaúcho
O helicóptero Agusta AW 119 Koala da Brigada Militar realizou sua primeira operação na tarde desta segunda-feira, no Litoral norte Gaúcho.
O SAMU acionou a BM, comunicando que uma gestante indígena (grávida entre oito e nove meses) necessitava de transporte para um hospital com urgência. Como a aldeia indígena se localiza em um local de muito difícil acesso por terra, a Brigada Militar enviou o Koala para o resgate.
Ela foi encaminhada primeiramente ao heliponto de Imbé e posteriormente ao hospital de Tramandaí.
Agusta AW 119 Koala
Com capacidade para oito ocupantes, o helicóptero é equipado com imageador térmico, guincho para içamento, gancho para missões de salvamento, farol de busca noturna, bolsa para combate a incêndios, kit maca, entre outras funcionalidades.
É uma aeronave multimissão, podendo atuar em missões aeropoliciais como um cerco, acompanhamentos e vôos noturnos, bem como em missões de resgate e remoções aeromédicas, por exemplo.
Na noite de sábado (23/1), a aeronave foi utilizada no patrulhamento na praia de Tramandaí. O comandante da Brigada Militar do balneário, capitão Heraldo Leandro, destacou o salto de qualidade que a Corporação alcançou. “A aeronave oferece uma série de ferramentas que ampliam as possibilidades de atuação no policiamento ostensivo e preventivo”, disse.
Redação Litoralmania