Historiador de Osório na Alemanha resgata memória da imigração alemã

Historiador de Osório na Alemanha realiza expedição histórica que resgata as origens da imigração alemã no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Rodrigo Trespach, escritor, pesquisador e genealogista com…
Historiador de Osório na Alemanha
Foto: Sicredi Caminho das Águas/Divulgação

Historiador de Osório na Alemanha realiza expedição histórica que resgata as origens da imigração alemã no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Trespach, escritor, pesquisador e genealogista com duas décadas de experiência, viajou à Europa em maio e junho deste ano com o apoio da Sicredi Caminho das Águas, no contexto das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, que serão celebrados em 2026.

Durante sua estadia em solo europeu, Rodrigo percorreu cidades-chave da história dos primeiros imigrantes que se estabeleceram na região de Osório, como Hessen e Rheinland-Pfalz — locais de origem de centenas de famílias que, entre 1824 e 1826, cruzaram o Atlântico em busca de um novo começo.

“Visitamos igrejas, paróquias e arquivos públicos em Hannover, Darmstadt e Büdingen, onde localizamos documentos originais com listas de emigrantes para o Brasil e estabelecemos contato com outros pesquisadores”, contou o autor.

Historiador de Osório na Alemanha resgata memória da imigração alemã
Sicredi Caminho das Águas/Duvulgação

Outro destaque da jornada foi a reconstrução da trajetória do Padre Jorge Anneken, imigrante alemão que desembarcou no Brasil em 1920 e foi o fundador da Sicredi Caminho das Águas.

Historiador de Osório na Alemanha

Rodrigo visitou igrejas e cidades por onde Anneken passou antes de migrar, como Friesoythe, onde conheceu pessoalmente os familiares do padre. Na ocasião, foi feito um convite para que eles participem da inauguração do memorial em homenagem a Anneken, que será inaugurado ainda este ano em Rolante (RS).

Segundo Álvaro Link, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Caminho das Águas, a missão liderada por Rodrigo Trespach é parte de um projeto de resgate, preservação e valorização da memória histórica da região.

“Durante muito tempo, parte da nossa história se perdeu. Agora, é hora de resgatar esse passado. Rodrigo será o responsável por dar voz a essa trajetória por meio de livros e relatos que resgatam a figura de Padre Anneken e outros personagens fundamentais para a história do cooperativismo gaúcho”, destacou Link.

Ele acrescenta que Padre Anneken ainda é uma figura pouco conhecida: “Não sabemos completamente sua trajetória, o que motivou sua vinda ao Brasil e sua decisão de fundar uma cooperativa. Com essa busca, não apenas resgatamos a história dele, mas também relembramos os valores do cooperativismo e sua importância para o desenvolvimento regional.”

📚 Quem é Rodrigo Trespach

Historiador de Osório na Alemanha resgata memória da imigração alemã
Sicredi Caminho das Águas/Divulgação

Nascido em Osório, em 1978, Rodrigo Trespach é casado, pai de dois filhos, e possui formação em História. É autor de 20 livros, publicados por editoras como Globo Livros, HarperCollins Brasil e Grupo Editorial Record.

Reconhecido internacionalmente, escreve para veículos de imprensa no Brasil e no exterior, e já foi premiado com a Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

A trajetória de Trespach é marcada por uma profunda dedicação ao estudo da imigração, genealogia e memória cultural, e essa incursão à Alemanha reafirma seu compromisso com a reconstrução histórica, agregando valor não só à literatura, mas também à identidade do povo gaúcho.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas