Homem é preso por violência doméstica em Imbé
Um homem foi preso pela Guarda Municipal de Imbé na noite da última quinta-feira (13) por violência doméstica. O crime foi registrado no balneário Santa Terezinha e foi atendido pelos agentes municipais a partir de uma denúncia de vigilantes patrimoniais de empresas privadas que atuam na região.
De acordo com a vítima, passava das 23h30 quando ela foi expulsa da residência pelo ex-companheiro. A mulher de 29 anos, mãe de três filhos, relatou que estava sofrendo ameaças do homem, que tem 30 anos, e que ele teria quebrado seu telefone e retido seu carro.
Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde a mulher representou criminalmente contra o agressor. Ele foi preso em flagrante e autuado na Lei Maria da Penha, que trata dos crimes de violência doméstica contra as mulheres.
A vítima receberá acompanhamento da rede de proteção formada por órgãos públicos, assistentes sociais, jurídicos e psicólogos, através do serviço oferecido pela Sala Lilás de Acolhimento, projeto executado pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Imbé (SEMDHI).
“Toda mulher vítima de violência doméstica pode procurar nossa estrutura para que possamos dar o encaminhamento necessário.
É importante destacar que a mulher que sofre abuso físico e psicológico não está sozinha neste momento, e deve procurar ajuda ao menor sinal de agressividade”, destaca a titular da pasta, Joseleine da Silva Barbosa.
Já o secretário de Segurança Pública e Trânsito reforça o compromisso da Guarda Municipal no atendimento a esse tipo de situação. E destacou a importância do trabalho em conjunto com as empresas privadas de monitoramento patrimonial.
“Neste caso os vigilantes privados identificaram a ocorrência e acionaram a Guarda Municipal para que atuasse na identificação e prisão do suspeito, mais uma vez dando mostras que o trabalho em conjunto tem feito a diferença em prol da segurança pública na nossa cidade”, diz Marco Antonio Silva, titular da SEMUSP-T.
Denúncias de violência doméstica podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal, através do telefone 153 (ligação gratuita para telefone fixo ou celular de qualquer operadora), ou para a Brigada Militar no 190. Também é possível denunciar através da Patrulha Maria da Penha da BM, que atende pelo 0800-541-0803, ou pela Central de Atendimento a Mulher, no fone 180.