Homem morre afogado após tentar salvar crianças em Arroio do Sal
Um homem morreu afogado na Praia Arroio Seco, em Arroio do Sal, na tarde deste domingo (16), ao tentar resgatar crianças presas em um banco de areia.
O local onde ocorreu o afogamento não possuía serviço de guarda-vidas, o que dificultou o socorro imediato.
Resgate e tentativa de reanimação
A vítima, identificada como Jamur Zaltron, de 55 anos, entrou no mar para ajudar outro homem e retirar crianças que estavam presas em um banco de areia, mas acabou sendo levado pela correnteza e não conseguiu retornar à faixa de areia.
Testemunhas que presenciaram a cena correram até as guaritas mais próximas, de número 22 e 23, localizadas a aproximadamente um quilômetro de distância, para pedir ajuda.
Um guarda-vidas se deslocou rapidamente até o ponto do afogamento, contando com o auxílio de um militar aposentado que estava na beira-mar.
Ao retirar Jamur da água, constatou-se que ele estava em parada cardiorrespiratória.
As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegaram ao local e tentaram reanimá-lo, mas, apesar dos esforços, a vítima foi encaminhada ao Hospital de Torres, onde não resistiu e veio a óbito.
Bombeiros voluntários de Arroio do Sal também prestaram apoio na ocorrência.
Afogamentos e segurança no Litoral Norte
Desde o início da Operação Verão, em dezembro, os guarda-vidas realizaram 681 salvamentos no Litoral Norte, com 20 registros apenas neste domingo.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) já contabilizou 291.560 prevenções, ajudou a localizar 1.027 pessoas e atendeu a 86.063 casos de lesões causadas por águas-vivas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp