Fugitivo de alta periculosidade preso no Litoral escapa de presídio
Paulo César Nechel, de 56 anos, conhecido por ter atacado pelo menos nove mulheres em Porto Alegre, conseguiu escapar do Presídio Central da capital gaúcha, onde estava realizando trabalhos externos, na última sexta-feira (23).
Preso desde 2019, quando foi capturado no Litoral Norte pela Brigada Militar, Nechel cumpria pena na Penitenciária de Canoas (Pecan) e havia obtido autorização judicial para realizar atividades laborais fora do presídio, sob escolta.
Homem com mais de 100 anos de condenação é recapturado após fuga
A fuga de Nechel ocorreu pela área do canil do Presídio Central, mas as circunstâncias exatas ainda são desconhecidas pelas autoridades.
Assim que a ausência do detento foi detectada, um alerta foi emitido para todas as forças de segurança, classificando-o como um criminoso de “alta periculosidade”.
Durante as buscas realizadas no final de semana, Nechel foi avistado em algumas imagens de câmeras de segurança, mas, até o momento, seu paradeiro segue incerto.
Paulo César Nechel possui uma longa ficha criminal e, de acordo com a Polícia Civil, acumula mais de cem anos de condenações por diferentes crimes.
Sua primeira entrada no sistema penitenciário ocorreu em 1987.
Entre os delitos pelos quais foi condenado, destacam-se sequestros, assaltos e estupros.
Em 2019, Nechel foi reconhecido por nove mulheres como o autor de sequestros e agressões que ocorreram principalmente em estacionamentos na região da Cidade Baixa, e também nos bairros Cavalhada e Petrópolis, em Porto Alegre.
Ele abordava as vítimas sempre entre 11h e 12h, geralmente em áreas de estacionamento.
Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade
Em outra condenação anterior, em 2011, foi responsabilizado por crimes semelhantes, ocorridos em 2010, nos quais ele ameaçava mulheres em estacionamentos de supermercados, forçando-as a sacarem dinheiro de caixas eletrônicos.
A Polícia Penal, por meio de nota oficial, informou sobre a fuga: “A Polícia Penal informa a fuga de um apenado, na última sexta-feira (23), da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA).
Após a constatação da fuga, imediatamente, foram iniciadas buscas na região. O preso do regime fechado estava recolhido na Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan I) e realizava atividade laboral na CPPA”.
A população está sendo orientada a colaborar com qualquer informação que possa levar à captura de Paulo César Nechel, visto que ele é considerado extremamente perigoso.
As autoridades seguem investigando como o preso conseguiu burlar a segurança e escapar, e estão revisando os protocolos de permissão para trabalhos externos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp