Hóspede perigoso - Erner Machado - Litoralmania ®
Colunistas

Hóspede perigoso – Erner Machado

(Desculpem pelo texto longo mas, necessário)

Ao iniciar o meu texto, antecipando-me a a crítica que, certamente, virá, o classifico como pretencioso, trágico e até, comicamente ousado, eis que intrometer-me em um assunto de tal tamanho e de tal magnitude e cuja interferência descabida, de minha parte, não produzirá qualquer efeito, se assemelha ao personagem de Cervantes, o Don Quixote que a cavalo combatia com, uma espada e lança um esquadrão de moinhos de vento, instalados no Monte “Calderico” sob a planície de La Mancha, na Espanha.

Então, embora me falte Engenho e Arte, como diz Camões vou me atrever -por um dever de consciência- a comentar a visita do Sr. Nicolás Maduro ao Brasil, para encontrar-se com a sua excelência o sr. Luiz Inacio da Silva.

Todos nós sabemos que o sr. Maduro é um ditador, inimigo da Liberdade de seu povo, assassino de conterrâneos seus cujo “crimes” cometidos foram os de discordarem de seus métodos para perpetuar-se, no poder.

É sabido que Maduro utilizou-se de expedientes alternativos para obter a vitória para o segundo mandato que lhe garantirá o assento na cadeira de ditador, até ao ano de 2025, quando concorrerá, novamente e, com certeza será reeleito.

É sabido que maduro liquidou com a economia da Venezuela, suprimento fontes geradoras de emprego, fato que obrigou 6,8 milhões de cidadãos a deixarem o pais e refugiarem-se, no Brasil e em outras Geografias em busca de condições humanas de sobrevivência.

É sabido que desde 2018, sob o Regime de Maduro foram mortas 5.287 pessoas cujos crime foi o de resistência a autoridade.

É sabido que dados de 2022, informam, 81,5% da população vive em completa miséria, sem acesso a renda, a escola, a alimentação, etc. Certamente, os 18,5% restantes que não estão na miséria são partidários do sr. Maduro que, os quais, em troca de estabilidade econômica e financeira lhe garantem a permanência no cargo.

É sabido que o sr. maduro transformou as O exército, a Marinha e a Aeronáutica nas FORÇAS ARMADAS BOLIVARIANAS que lhe dão sustentação e lhe garantem as atrocidades que comete na sua gestão ditatorial.

É sabido que o sr. Nicolas Maduro não é um democrata e que despreza os Estados Democráticos e de Direito.

É sabido que o sr. Nicolas Maduro é procurado pelas autoridades internacionais como membro de organizações que, afiliadas ao narco tráfico, espalham ações criminosas nas Américas e no mundo.

É sabido que sob a Gestão do Sr. Nicolas Maduro, segundo informações, do Banco Central Venezuelano (BCV) a inflação medida nos últimos anos chegou a 686,4% e que nos primeiros meses de 2023 o preço dos alimento subiu 323.%

Acho que as qualificações já são suficientes e do conhecimento de todos os brasileiros para, com absoluta certeza, qualificarmos este cidadão como perigoso.

É sabido por todos os brasileiros que o sr. Nicolas Maduro recebeu do Governo brasileiro, via BNDES, valores em empréstimos e que os mesmos não foram pagos e montavam, os atrasos, ao final de 2022 o montante de USD$ 682 milhões que considerados o valor de dólar, hoje, de R$5,02 resulta cifra -Pasmem -de R$ 3.434.640.000,00 ( três bilhões quatrocentos e trinta e quatro milhões e seiscentos quarenta mil reais) recursos havidos por pagamentos de impostos de Pessoas Físicas e Jurídicas.

Este valor, se estivesse no Brasil, poderia estar financiando a educação, a segurança, a saúde o saneamento básico e a geração de emprego e renda, mas estão alocados a fundo perdido e financiando ditaduras sanguinárias mantidas contra os povos.

Pois, para perplexidade- deste peão de estancia- e acredito de todos os brasileiros, este cidadão cuja história tem estes ingredientes que, com certeza não estão todos detalhados, foi recebido nesta segunda feira 29 de maio do ano – da graça de nosso senhor Jesus Cristo de 2023- com honras de Estado pelo nosso presidente – sua excelência o sr. Luiz Inacio da Silva que o admira e que o tem como modelo de gestor.

O Tema da Reunião não foi informado, pela imprensa, aos brasileiros e, certamente, será um tema econômico que se materializará por mais aportes de recursos do BNDES, em altos valores e a fundo perdido.

O mais interessante e simbólico é que este cidadão, com esta ficha, foi recebido com continência por representantes de nosso Glorioso Exército Nacional.

Encerro aqui, o meu quixotesco texto porque, acredito, não há mais nada a dizer

( Recanto da Ana e do Erner – 29.05.203- Capão Novo)

Comentários

Comentários