Hospitais do RS superlotados: unidade chega a atender 34 pacientes em 10 leitos

Hospitais do RS vivem um cenário crítico nesta semana, especialmente em Porto Alegre, onde as principais emergências estão superlotadas. Seu Título Aqui Siga o Litoralmania no Google e fique por…
Hospitais do RS, Internações por doenças respiratórias, calamidade na saúde

Hospitais do RS vivem um cenário crítico nesta semana, especialmente em Porto Alegre, onde as principais emergências estão superlotadas.

Seu Título Aqui
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil... Seguir no Google

Atendimentos apenas em risco de morte ou encaminhados pela SAMU

A situação forçou quatro grandes instituições de referência para casos de alta complexidade — Hospital de Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição, Santa Casa e São Lucas da PUCRS — a restringirem o atendimento apenas a pacientes com risco iminente de morte ou encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 99% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital estão ocupados.

As causas principais dessa alta demanda incluem o aumento de casos respiratórios e ocológicos.

Hospitais do RS: São Lucas opera com 340% da capacidade

O Hospital São Lucas da PUCRS apresenta o cenário mais preocupante.

Com apenas 10 leitos disponíveis na área de emergência, a unidade chegou a atender 34 pacientes simultaneamente, representando 340% da capacidade.

UPAs também registram superlotação

A superlotação não se limita às emergências hospitalares.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Porto Alegre — Moacyr Scliar, Bom Jesus, Cruzeiro do Sul e a unidade de saúde mental do IAPI.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas