Hospital de Clínicas de Porto Alegre restringe atendimentos de emergência até março
Rio Grande do SulVida & Saúde

Hospital de Clínicas de Porto Alegre restringe atendimentos de emergência até março

A restrição no atendimento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) começou no dia 13 de janeiro e segue até 16 de março, impactando as Emergências Adulto e Pediátrica.

O motivo é a realização de obras urgentes no contrapiso para garantir a segurança de pacientes e profissionais. Durante o período, serão atendidos apenas pacientes encaminhados pelo Samu, enquanto os demais devem buscar outras unidades de saúde.

Como parte do plano de contingência, o HCPA disponibilizou 10 leitos para pacientes adultos em estado crítico e 7 para crianças, além de dois boxes para estabilização clínica, localizados em outro setor do prédio.

Pacientes oncológicos, transplantados e em pós-operatório recente, acompanhados pelos ambulatórios do hospital, serão acolhidos em casos de urgência.

Os pacientes em tratamento ambulatorial devem contatar suas equipes de referência ou procurar outras unidades de saúde em caso de agravamento.

A retomada gradual do atendimento está prevista para 20 de fevereiro, quando parte da Emergência será liberada. A normalização completa do serviço será em 17 de março.

Segundo Luís Eduardo Rohde, diretor médico do HCPA, as reformas estão sendo executadas com equipes reforçadas para acelerar o processo. “Historicamente, janeiro e fevereiro têm menor procura por atendimentos, o que nos permitiu programar a obra para este período. Queremos estar prontos quando a demanda aumentar em março”, afirmou.

A reforma inclui a demolição do contrapiso das duas emergências, instalação da tubulação de um novo angiógrafo, estruturação da sala de triagem e limpeza obrigatória dos dutos de ar condicionado.

O Bloco B, construído em 2019, foi ocupado emergencialmente durante a pandemia, o que gerou desgaste e necessidade de ajustes estruturais agora essenciais.

Brasil Silva Neto, diretor-presidente do HCPA, destacou o esforço em concentrar as três obras no mesmo cronograma. “Estamos comprometidos com a rede de saúde e trabalharemos para garantir que nossos pacientes recebam o cuidado necessário com excelência.”

Cronograma das mudanças:

13 de janeiro a 19 de fevereiro: Emergências Adulto e Pediátrica restritas a pacientes encaminhados pelo Samu.

20 de fevereiro a 16 de março: Atendimento parcial com retomada gradativa para pacientes referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde.

17 de março: Retorno ao funcionamento normal.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários