Hospital Santa Luzia em Capão da Canoa atende toda região litorânea do Estado | por Emmanuel Denaui | www.denaui.com

O Hospital Santa Luzia divulgou nota lamentando a incineração de um feto, por engano, em Capão da Canoa.

A família da gestante buscou ajuda na Secretaria de Assistência Social, Brigada Militar e Polícia Civil, após saber do sumiço do natimorto.

O caso é investigado.

Veja nota na íntegra do hospital.

“O Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, esclarece que, na segunda-feira (23/08), uma paciente com 23 semanas de gestação chegou para avaliação obstétrica, e foi observado através de ecografia a ausência de batimentos do coração do feto (morte fetal).

Com a paciente e os familiares cientes do fato, houve o encaminhamento para procedimento no dia seguinte. Após a retirada do feto, ocorreu a confirmação de má formação (higroma cístico), como causa do óbito.

Todo o processo assistencial e de acolhida à mãe, feto e família foi conduzido adequadamente, preservada a vida da paciente, e, de modo humanizado, realizada a remoção do feto morto.

No entanto, no seguimento dos procedimentos legais, na quarta-feira (25/8), houve uma falha operacional, que culminou no encaminhamento do feto de maneira incorreta em conjunto com outros resíduos biológicos do hospital que são levados para incineração.

Medidas administrativas de correção dos procedimentos operacionais, bem como de suporte à família, estão em curso.

A Direção do Hospital Santa Luzia lamenta profundamente o fato ocorrido e se solidariza com a família neste momento de dor. Ressaltamos que o hospital é referência regional para o atendimento às gestantes, realizando 1.400 partos anualmente, além de procedimentos ginecológicos e obstétricos, todos conduzidos com segurança assistencial, proteção à vida, e seguimento dos ritos legais.”

Hospital incinera por engano feto em Capão da Canoa
Hospital incinera por engano feto em Capão da Canoa

Comentários

Comentários