Variedades

IBGE conclui que maior erradicação do analfabetismo está no Rio Grande do Sul

Mais da metade dos municípios brasileiros com índice de analfabetismo inferior a 4% da população fica no Rio Grande do Sul. A relação foi divulgada nesta quarta-feira (20), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta 64 municípios nesta condição, dos quais 40 são gaúchos. Entre os dez menores percentuais de analfabetismo, oito estão no Estado.

A Região Sul aparece em 92,1% do total, sendo que Santa Catarina, que lidera o levantamento com São José do Oeste, conta com 16 municípios, e o Paraná, três. O Sudeste completa a relação com cinco municípios: três em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. Nenhuma outra região conseguiu alcançar o índice estabelecido pelo IBGE. Os municípios receberão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o selo de Cidade Livre do Analfabetismo. A solenidade ocorre hoje (20) à tarde em Brasília.

A secretária da Educação, Mariza Abreu, cita uma série de fatores como responsáveis pelo excelente resultado do Rio Grande do Sul. Entre eles: a imigração européia, no século 19, que priorizou a educação ao longo de todo o período de colonização; e o fortalecimento da educação nas décadas 1950 e 1960, sobretudo no governo de Leonel Brizola, que construiu mais de 6,3 mil escolas em todo o território gaúcho, as chamadas “brizoletas”.

Comentários

Comentários