IFRS – Campus Osório completa um ano de funcionamento
O Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) comemora um ano de funcionamento neste dia 2 de agosto.
As aulas estão ocorrendo no prédio provisório localizado na antiga Escola Municipal Osvaldo Amaral, no bairro Sulbrasileiro, enquanto a sede definitiva está sendo erguida, na na Rua Santos Dumont, 2127, no bairro Albatroz, com uma área total construída de 3 mil metros quadrados.
Na nova sede, o objetivo é oferecer novas turmas dos cursos técnicos subsequentes em Administração e Informática, além de novos cursos nas áreas de Sistemas de Informação, Técnico em Edificações, Técnico em Alimentos e Licenciaturas. Também estão previstas turmas anuais do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração e Informática e do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.
O IFRS – Campus Osório atende toda a região do Litoral Norte, composta por 23 municípios. De acordo com pesquisa realizada instituição, 90% dos alunos são procedentes de escolas públicas e 21% vêm de outros municípios da região.
O Programa de Auxílio Estudantil, que apóia o aluno em condições de vulnerabilidade socioeconômica para a sua permanência na instituição, conta com oito bolsistas. Este ano, também foram abertos editais de programas de incentivo à extensão e à pesquisa e inovação, que contemplaram 15 projetos, a maioria deles com bolsas para alunos.
Além de oferecer um ensino de qualidade, um dos diferenciais do IFRS – Campus Osório é proporcionar aos alunos e à comunidade ações de pesquisa e extensão. Foram 45 atividades de extensão desde o ano passado. A instituição possui três grupos de pesquisa: o Núcleo de Estudos de Gestão para a Sustentabilidade (NEGES), o Matec – Matemática e suas Tecnologias e o grupo de Formação de Professores. O projeto Viabilidade Econômico-Financeira da Utilização da Turfa como Fonte Energética, do NEGES, já recebeu uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O campus Osório
Localização: Rua Machado de Assis, 1456, no bairro Sulbrasileiro
Sede definitiva (em construção): Rua Santos Dumont, 2127, no bairro Albatroz
Alunos em 2010: 135
Alunos em 2011: 270
Turmas: 11
Funcionários: 44 (25 professores e 19 técnicos administrativos)
Informações: site www.osorio.ifrs.edu.br ou telefone (51) 3601-3500.
Histórico
– A partir de 2002, o Plano do Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica iniciou a implantação de 214 novas escolas técnicas no país
– A instalação de um campus no Litoral Norte do RS fez parte da fase 2 do Plano de Expansão da rede federal. No dia 24 de abril de 2007, foi feito ao governo federal o encaminhamento da proposta para a implantação de uma Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) em Osório.
– O Ministério da Educação anunciou, no dia 5 de setembro de 2007, os 150 municípios brasileiros que receberiam uma escola técnica. Osório estava entre os 10 municípios do Rio Grande do Sul contemplados.
– A prefeitura doou um terreno, no bairro Albatroz. O então Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) supervisionou o processo de instalação da Uned em Osório.
– A primeira audiência pública sobre a escola técnica federal de Osório ocorreu no dia 16 de outubro de 2007 para a discussão sobre os cursos que seriam ofertados.
– No dia 7 de dezembro de 2007, foi firmado o contrato com uma empresa de engenharia para elaboração do projeto arquitetônico, concluído em março de 2008.
– Em abril de 2008 foi aberta a primeira licitação para a construção da escola. Em 15 de outubro, a empresa vencedora recebeu a ordem de serviço para a o início das obras. A pedra fundamental foi lançada no dia 28 de outubro de 2008.
– A Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no país. Os IFs foram estruturados a partir dos Cefets e das Escolas Técnicas Federais, Agrotécnicas e Vinculadas às Universidades Federais. O projeto também transformou as Unidades de Ensino Descentralizadas (Uneds) em campi dos institutos.
– No Estado, foram criados três institutos: Farroupilha (IFF), Sul-Riograndense (IFSul) e Rio Grande do Sul (IFRS). O Campus Osório faz parte do IFRS), com sede em Bento Gonçalves.
– Por problemas na execução do projeto do Campus Osório, uma nova licitação foi lançada em maio de 2009. As obras foram retomadas no dia 7 de julho de 2010.
– Em fevereiro de 2010, foi aberto o primeiro concurso para seleção de professores e, em maio, para técnicos-administrativos. As aulas se iniciaram em 2 de agosto em uma sede provisória, no prédio onde funcionava a antiga Escola Municipal Osvaldo Amaral, no bairro Sulbrasileiro, cedida pela prefeitura e reformada para receber os alunos.a