IFRS – Câmpus Osório forma primeiras turmas dos cursos técnicos Integrados e segunda de curso superior
O Câmpus Osório, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, realizou, nos dias 21 e 28 de fevereiro, respectivamente, as cerimônias de formatura dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio e do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Receberam seus diplomas, 22 estudantes do curso Técnico em Administração e 19 do curso Técnico em Informática. Do curso superior, dez alunos receberam o grau de tecnólogo em Processos Gerenciais.
Entre as peculiaridades vividas nas duas noites de cerimônia, destaca-se a bela imagem do aluno Paulo César Esperança Fialho, que ao final do evento comemorou o recebimento do grau de tecnólogo com a filha, Taciana Lúcia Fialho, formada técnica em Administração na semana anterior. Outro ponto a evidenciar foi que, entre os tecnólogos, haviam dois que foram formados pelo Câmpus Osório no curso Técnico em Administração – Subsequentes ao Ensino Médio, no ano de 2012: Cláudia Simone Pelissoli e Denisson Padilha Garcia.
Formatura das primeiras turmas de Ensino Médio
A solenidade, realizada às 20h no Auditório da Câmara de Vereadores de Osório, foi presidida pelo diretor-geral Roberto Saouaya. Compuseram a mesa de honra, o diretor de Ensino Marcelo Paravisi, e as paraninfas das turmas: Elisa Daminelli, pela Administração, e Rafaela Drey, pela Informática. Em local de destaque ficaram os professores homenageados, Terrimar Pasqualetto (turma de Administração) e Aline de Bona (turma de Informática), e o técnico-administrativo Antônio Sperandio.
O juramento foi conduzido pela estudante Amanda Goldani, e a homenagem aos pais por Felipe Becker. As oradoras das turmas, Nínive Girardi e Yasmin Ferrari Pereira enalteceram as experiências proporcionadas pela instituição durante os quatro anos de vivências dentro e fora da sala de aula: “Saímos daqui muito além de alunos preparados para o vestibular ou de administradores competentes. Saímos como cidadãos críticos, capazes de compreender o mundo sob uma visão multidisciplinar e integradora” – disse Nínive. “Foi uma escolha que certamente mudou os rumos das nossas vidas” – concluiu Yasmin.
Os discursos das paraninfas das turmas conduziram seus afilhados para uma nova etapa de suas vidas. E por meio das lembranças dos desafios superados e de conselhos profissionais agradeceram pela oportunidade de aprendizado de como ser uma professora de ensino técnico.
Os representantes da direção do câmpus, Roberto Saouaya e Marcelo Paravisi, fecharam a cerimônia parabenizando os novos técnicos lembrando-os da sua responsabilidade e compromisso para construção de uma sociedade melhor.
Colação de Grau da turma de Tecnologia em Processos Gerenciais
Com cerimônia realizada às 19h30min no Auditório do Câmpus Osório, os formandos, provenientes de diversas cidades do Litoral Norte gaúcho, receberam o grau de tecnólogo do diretor-geral Roberto Saouaya. A mesa de honra foi composta também pela paraninfa da turma, professora Flávia Twardowski Pinto, e pela coordenadora do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Maíra Baladão Vieira. As homenagens da turma foram para a professora Aline de Bona e a técnico-administrativa Luana Delgado Lopes.
O aluno Paulo César Esperança Fialho comandou o juramento. Após, os oradores da turma, Eduardo Santos Ávila e Arthur Lara de Oliveira, destacaram no discurso a importância daquele momento vivido pelos alunos, como um impulso para conquistas inimagináveis e para a realização de sonhos.
A paraninfa Flávia Twardowski Pinto proferiu quatro conselhos aos seus afilhados, tendo como foco a postura profissional, fazendo com que atuem como agentes transformadores do local de trabalho, da sociedade em que vivem e, por consequência, do mundo.
O diretor-geral do Câmpus Osório, Roberto Saouaya, ressaltou em sua fala o orgulho de poder participar daquele momento, e compartilhou com os presentes a alegria de ver que o Câmpus Osório assumiu um papel de protagonista numa região até então carente de ensino público e gratuito. “Estamos formando a segunda turma de um curso que foi reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito 4, que representa nível de excelência. Além disso, o Câmpus Osório ficou classificado entre as 20 melhores escolas públicas do RS segundo notas do Enem, e o IFRS como o melhor do país entre os 38 Institutos Federais no quesito graduação de acordo com dados do Mec. Portanto, temos um compromisso com a sociedade, de transformar realidades e conceitos, que é a nossa missão”.
A tecnóloga Cláudia Cordeiro Pelissoli recebeu do Câmpus Osório e do Conselho Regional de Administração (CRA), certificados de Destaque Acadêmico, com referência ao seu desempenho ao longo do curso. A homenagem foi entregue pela coordenadora do curso, Maíra Baladão Vieira e pelo administrador Luis Fernando Cardoso, representando o CRA.
Gabriela Morel