Geral

Imagem do pioneiro de Torres é doada ao Museu Histórico do município

adams segunda (2)O Museu Histórico de Torres recebeu na última sexta-feira, 10 de maio, a iconografia de Alferes Manoel Ferreira Porto Filho, o pioneiro do município. A imagem foi doada ao acervo do Museu em meio a palestras que enriqueceram a cerimônia realizada no saguão do Centro Municipal de Cultura. O evento ocorreu com a presença da prefeita Nílvia Pinto Pereira, vice-prefeito Ildefonso Brocca, secretária municipal de Cultura e Esporte, Maria Clarice Brovedan, descendentes do Alferes, vereadores, representantes de diversos segmentos culturais e público em geral. Entre os vereadores, Davino Lopes, presidente da Câmara, e Antonio Machado, Gibraltar Vidal e a assessora da vereadora Maria de Lourdes Fippian, Aline Barrim Bianchi.

A reconstituição foi feita pelo artista Jorge Hermann com base em pinturas e fotografias dos descendentes do Alferes, e em pesquisas sobre uniformes militares da época. O trabalho foi idealizado e coordenado pelo pesquisador e escritor Diderô Lopes, integrante do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região (CEHTR), um dos descendentes do Alferes e autor do livro “O Detetive do Passado e sua Viagem Além Mar”.

Diderô Lopes é na atualidade o maior pesquisador da vida do Alferes Manoel Ferreira Porto Filho. O CEHTR foi criado há cerca de um ano com objetivo de aprofundar e estimular estudos sobra a história de Torres.

Dele fazem parte escritores, jornalistas, pesquisadores, professores, historiadores e outros interessados no tema.

Durante a cerimônia a prefeita agradeceu a doação da imagem ao acervo do Museu, elogiando o trabalho do Centro, em especial ao desenvolvido pelo jornalista Nelson Adams Filho que nos últimos anos tem se dedicado a nova etapa dirigida à construção da história de Torres. Ela destacou a importância da setorial cultural na cidade e suas diversas manifestações. Por sua vez, o jornalista também agradeceu ao apoio recebido pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte para a concretização do trabalho elaborado pelo Centro, destacando que Torres é o único município do Litoral Norte que conta com uma Secretaria da Cultura.

Comentários

Comentários