Geral

Imbé conquista licença de instalação do Plano de Manejo de Dunas

Após cinco anos de espera, foi homologado pela FEPAM a licença de instalação do Plano de Manejo de Dunas de Imbé. O pedido foi protocolado em julho de 2008.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca (SEMMAP), Pedro Terra Leite, já há definição de uma etapa do Plano, a chamad “Etapa 1”.

Esta fase foca na atividade de manejo nos locais onde há maior escape de dunas para áreas urbanizadas, como no calçadão, avenidas Beira Mar, Não-Me-Toque e Mariluz, e também próximo a algumas residências que encontram-se “ilhadas” nos balneários Mariluz, Harmonia e Nordeste. “São locais que precisam ter acesso para veículos, pois possuem frente mar, já que a Avenida Beira Mar nestes locais não existe, de fato. Há, ainda, pontos para intervenção e construção de passarelas de acesso a pedestres e trilhas de acesso”, explica o secretário.

A SEMMAP já possui atividades definidas em cronograma, que estão inseridas no Plano de Manejo de Dunas tais como: reconstrução e recuperação de dunas parcialmente degradadas; estipulação de locais para que se possa fazer educação ambiental; controle de acesso de veículos; instalação da malha urbana com drenagem pluvial e calçamento de avenidas com áreas de escape; estacionamentos próximos das áreas de acesso a beira de praia; instalação de manilhas de drenagem pluvial para conter a erosão das praias e; construção de acessos para pedestres, como passarelas e trilhas.

As outras etapas dependerão da execução da Etapa 1, para que haja um manejo mais adequado, como por exemplo no Balneário Imara, onde há um enorme perímetro de dunas em constante movimentação e que adentram na área urbana.

“A conscientização da comunidade para a preservação das dunas também está inserida no Plano, com ações de ações de placas educativas nas passarelas e nos acesso a praia”, exemplifica o secretário.

Comentários

Comentários