Imbé é o segundo município brasileiro com maior índice de fraudes no Bolsa Família: prefeitura se defende
Levantamento do Ministério Público Federal (MPF) divulgou que Imbé é o segundo município brasileiro com maior índice de possíveis fraudes no Programa Bolsa Família, com 23% dos benefícios sob suspeita.
A Prefeitura Municipal divulgou nota sobre o caso. Veja abaixo:
“A Prefeitura esclarece que faz a gestão do programa mas não tem a responsabilidade de excluir cadastros eventualmente irregulares e nem mesmo decidir quais serão as famílias que deverão receber o benefício.
Ao município compete o cadastro das informações, as pesagens dos beneficiários, mantendo o sistema atualizado para a correta gestão do programa, e também a realização de visitas para supervisão e apuração de eventuais denúncias sobre irregularidades.
Todas as informações cadastradas são autodeclaratórias, ou seja, o próprio beneficiário é o responsável pelas informações repassadas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Cabe ao Governo Federal a suspensão destes casos em que os critérios não são obedecidos e/ou há fraude comprovada. Vale lembrar que estes casos suspeitos apontados no levantamento do MPF são oriundos desde a instituição do Bolsa Família.
A Prefeitura fará o possível para auxiliar na identificação dos 412 beneficiários suspeitos identificados pelo levantamento.”, concluiu o comunicado.