Colunistas

Imbé: falta de limpeza, recolhimento de lixo, áreas de pesca e surf…

Enquanto vivemos ao lado da Capital das Praias, como é conhecida a vizinha cidade de Tramandaí, Imbé, é famosa pelos botos que vivem junto a barra do Rio Tramandaí.

No entanto, não possui nenhum rótulo de “capital” de alguma coisa. Depois de um grande problema que era os entulhos e restos de construção e galhos atirados aos quatro cantos da cidade, que poderia dar o título de Imbé como “A Capital dos Entulhos”, é notável que o Executivo vá, aos poucos melhorando esta situação. No entanto, como alegria de pobre dura pouco, outro grande problema está tomando conta da cidade: a falta de capina.

Com isso, Imbé poderá ganhar um rótulo de capital de alguma coisa: “Capital do Agrião”. Acalmem-se, eu explico. Nossa cidade nunca teve a agricultura como um forte, mas com a ajuda da Prefeitura, o cultivo de agrião está se tornando uma realidade.

Li noticia que dias atrás o secretário de Educação e cunhado do prefeito Darcy Luciano Dias, Onério Teixeira, participou da colheita na horta comunitária da cidade. Agora, quando será que o prefeito e o secretário de Limpezas Urbanas participarão da colheita do agrião, que está sendo cultivado junto com o mato que toma conta das ruas de todos os balneários da cidade?

Recolhimento de lixo

O recolhimento de lixo na cidade continua gerando reclamações.

As promessas de melhorias no serviço da nova empresa continuam aí, mas a efetividade do serviço em alguns pontos da cidade segue a desejar.

Áreas de pesca e surf

Quero fazer um agradecimento especial, como surfista, ao secretário municipal de Planejamento, Osmar Junior, pela colocação, ainda que tardia, das placas que demarcam as áreas de pesca e surf na cidade.

Conversei com o secretário antes do inverno e ele me disse que as placas estavam prontas, mas faltavam trâmites burocráticos para a instalação das mesmas.

Vale lembrar que a colocação destas placas pode ajudar a salvar vidas de muitos surfistas, pois diminui o risco de acidentes de esportistas presos em redes de pesca na cidade.

Fiscalização

Mas falta empenho da Patram em fiscalizar os pescadores. Há uma rede próxima do limite da área de surf de Mariluz, o que pode ocasionar em problemas futuros caso não seja retirada.

Comentários

Comentários