Vida & Saúde

Imbé pode receber mudas de árvores para reconstruir áreas ambientais degradadas

Um projeto apresentado por um grupo de empresários portugueses pode ajudar a reconstruir áreas ambientais degradadas e melhorar ainda mais a urbanização da cidade. Na quarta-feira (11) integrantes da empresa Meta Cortex estiveram acompanhados de representantes dos viveiros de mudas de árvores Chassot, de Maquiné, e Parceria Verde HBA Agro Indústria, de Porto Alegre e visitaram o prefeito Jadir Fofonka. Eles expuseram a intenção de ajudar com a plantação de, num primeiro momento, 5 mil árvores na cidade. A iniciativa é chamada “seqüestro de carbono”, onde empresas poluidoras compensam a poluição emitida com ações ambientais em diferentes pontos do planeta. A iniciativa será coordenada pelo biólogo Pedro Terra Leite, do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN).

A cargo do Município ficaria apenas a manutenção e a destinação de espaços para plantar as mudas. As árvores colocadas serão nativas da região. Onde não é área pública, os proprietários ficam encarregados de cuidar das árvores, caso tenham interesse. As mudas serão plantadas com espaçamento padrão. A empresa também se colocou à disposição de auxiliar na capacitação de pessoas para realizarem o plantio e manutenção destas mudas.

Após a reunião no Gabinete, o grupo visitou pontos que podem servir para plantar as árvores, acompanhados por funcionários da SEPLAN e do titular da pasta Marco Antonio Lima. No total, o número de mudas pode chegar a 45 mil. “Esperamos que em três anos tenhamos um bom número de árvores na nossa cidade”, destacou o prefeito Fofonka.

Comentários

Comentários