Imbé pode ser uma das sedes do programa Brasil Local
O secretário municipal de Planejamento (SEPLAN) de Imbé, Marco Antonio Lima, reuniu-se nesta quarta-feira, na Prefeitura, com o coordenador executivo do programa Brasil Local, Geraldo Souza. O programa é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego.
A ação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento local e sustentável por meio do fomento à organização de empreendimentos coletivos geridos pelos próprios trabalhadores. O Brasil Local identifica demandas do público beneficiário e busca superá-las em conjunto com outras políticas públicas. Destina-se a grupos produtivos autogestionários e a pessoas que tenham interesse em se organizar desta forma, atuando com iniciativas de economia solidária em diversos setores, como agricultura familiar, prestação de serviços, artesanatos e vestuário.
Conforme Lima, a SEPLAN está elaborando um projeto para a construção de um Centro Público de Economia Solidária.
Segundo o secretário, esta iniciativa contemplaria setores como costureiras, doceiras, cozinheiras, apicultores, artesãos, pescadores e recicladores e funcionaria o ano todo, servindo como uma alternativa de negócios nos meses de baixa temporada. O Centro deverá funcionar na Avenida Porto Alegre.
Há, também, a idéia de formar mão de obras neste espaço, com ações como a realização de cursos. “Queremos ainda criar um espaço de produção, junto ao berçário industrial, no Bairro Nova Nordeste”, apontou.