Imbé recebe serviços do Estado na Rua da Cidadania
Imbé foi sede, neste sábado (16), de mais uma edição do projeto Rua da Cidadania, do governo do Estado, que presta serviços públicos gratuitos às comunidades do Interior. O atendimento, das 9 horas às 16 horas, na Avenida Paraguassu, 1043, em frente à Prefeitura, atraiu em torno de 8 mil pessoas.
Entre os serviços, foram emitidas mais de 300 carteiras de identidade, expedidos 220 CPFs e vacinadas mais de 100 pessoas contra hepatite B. A confecção de documentos incluiu também 1ª e 2ª vias de carteiras de trabalho, 2ª via de certidões de nascimento e 2ª via de certidões de casamento. Foram prestados ainda atendimentos pela Defensoria Pública, pelas secretarias estaduais e pelo IPE.
A unidade da Secretaria da Saúde também foi um dos locais mais procurados. No local, foram oferecidos atendimentos como exame de colesterol, vacina contra gripe, medição de pressão arterial, mamografia e exames oftalmológicos. “São muito bom esses serviços, pois os particulares são muito caros. Eu, como pensionista, tenho baixa renda, e fica muito difícil. Este ano, estou realizada”, disse, entusiasmada, Isabel Martins Paz.
Para a dona de casa Terezinha Soares, que foi acompanhada da filha de 8 anos, a iniciativa do governo ao promover a Rua da Cidadania em municípios do Interior é importante para unir a população em torno de um propósito. “Percorri diversos estandes para ver os serviços disponibilizados, e minha filha pôde usufruir de uma série de atividades de recreação”, comemorou.
“Esta foi mais uma edição de êxito, pois o que se viu foi novamente uma comunidade mobilizada e utilizando da melhor forma possível todos os serviços trazidos. O maior sucesso é a satisfação da comunidade que se faz presente e se sente especial por esta ação de valorização da cidadania”, disse a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius.
Em seu discurso, o prefeito de Imbé, Darcy Luciano Dias, ressaltou a importância do projeto para a região: “Este não é simplesmente um evento social, pois vem trazer toda uma estrutura ao encontro da nossa população. Com certeza, contribui para a economia local, porque aumenta o fluxo de pessoas no município”. O prefeito também elogiou “o grande trabalho realizado pela governadora Yeda para colocar o Rio Grande na linha”.
Houve também atividades de recreação, Inclusão Digital, Educação para o Trânsito, Direitos do Consumidor, programas para o público feminino, no Espaço RS Mulher, e casamento coletivo – uma novidade neste ano. E em um ônibus-escola, foram ensinadas receitas com aproveitamento integral de frutas e verduras. O projeto, desenvolvido pela Ceasa, estimula as pessoas a não desperdiçar alimentos e a utilizar na cozinha partes normalmente desprezadas, como cascas e folhas da cenoura e da beterraba. A próxima edição do Rua da Cidadania está prevista para 20 de junho, em Carazinho.