Imbé registra pela primeira vez vírus causador da microcefalia em bebês
A Secretaria Municipal de Saúde de Imbé (SMS), através do Departamento de Vigilância Ambiental, confirmou nesta quinta-feira (12) o primeiro caso de zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, em toda a sua história.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental do município, Halina Borba, o caso foi confirmado em uma mulher de 35 anos, que passa bem, sem sintomas graves e já curada.
Por conta da situação cada vez mais crítica envolvendo as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – como dengue, chikungunya e zika vírus, o governo municipal passa a emitir, um boletim informativo semanal, através das redes oficiais de comunicação do município, com dados atualizados da doença na cidade, a exemplo do que já ocorre com os casos de Covid-19.
O “Boletim Semanal da Dengue”, como será chamado, vai apresentar os números de casos de dengue, chikungunya e zika vírus, assim como o número de suspeitos, hospitalizados e possíveis óbitos.
Para auxiliar no combate ao Aedes aegypti, é crucial manter a atenção com recipientes que possam acumular água em casa, assim como piscinas sem tratamento e vasos de plantas, que podem ser foco para o mosquito reproduzir suas larvas. “Cuide e mantenha sempre cobertas as caixas d’água, lave bem os potes de água dos cachorros e lembre-se que o cuidado começa nas nossas casas”, alertou Halina.
Ao sinal de qualquer sintoma relacionado à dengue, chikungunya ou zika vírus, procure o ESF do seu bairro ou a Policlínica de Saúde 24 Horas.
Como ocorre a transmissão do vírus zika?
Existem três formas principais de transmissão do Zika Vírus:
- Transmissão pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
- Transmissão sexual.
- Transmissão de mãe para o feto durante a gravidez
No caso do feto ser infectado durante a gestação, este pode desenvolver lesões cerebrais irreversíveis e ter comprometida, definitivamente, toda a sua estrutura em formação.
As doenças neurológicas, especialmente nas crianças com a doença congênita (infectados no útero materno), têm sequelas de intensidade variável, conforme cada caso.
O comprometimento nesses casos é tão importante que algumas crianças, ao nascerem, têm microcefalia, uma deformação dos ossos do cabeça, sinal do não crescimento adequado do encéfalo (cérebro).
Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leite materno, assim como por urina e saliva.
Microcefalia
A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade.
Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.
José Luiz Filho e Ministério da Saúde