Geral

Imbé sediou Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres

ATT00071Um sucesso. Assim pode ser descrita a Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada na Câmara de Vereadores na última quarta-feira (16). O evento foi uma realização conjunta da Prefeitura de Imbé, através da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), juntamente com o conselho Municipal da Mulher (COMDIM), Departamento Municipal da Mulher de Tramandaí e Secretaria da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária e Coordenadoria da mulher de Capão da Canoa. O tema foi “Mais Direitos, participação e poder para as Mulheres”. Diversas autoridades participaram, entre elas o prefeito Pierre Emerim, o vice-prefeito de Tramandaí, Clayton Ramos, a diretora do Departamento Municipal da Mulher de Tramandaí, Vera Rapach e a coordenadora da Mulher de Capão da Canoa, Jaqueline Lopes.

O objetivo da Conferência é fortalecer as políticas públicas para as mulheres e qual caminho devem seguir, pois se trata de uma questão fundamental para as mulheres brasileiras. Foram discutidos os seguintes eixos básicos: I – contribuição dos conselhos dos direitos das mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II – estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; II – sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; IV – sistema nacional de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.

Um ciclo de palestras antecedeu os debates em grupos. A primeira palestra foi ministrada plea diretora do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, tenente coronel Nádia Gerhard. Depois, a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Salete Roswki deixou sua mensagem para as participantes.

A Conferência teve 140 participantes e foram inscritas 20 delegadas para a Conferência Estadual que será nos dias 6 e 7 de Novembro, em Porto Alegre, e também na Conferência Nacional, que ocorrerá em março de 2016.

Comentários

Comentários